Notícias | Educação

Perdas salariais acumuladas levam professores do CEFET a possível greve a partir da próxima segunda, 15 de abril

Thallita Mesquita / Varginha Online | 10/04/2024 - 11:18:01
(Foto: Márcio Borges/Varginha Online)
Foram 186 votos a favor da greve, 20 contrários e 11 abstenções.
Professores das unidades dos Centros de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, através de uma Assembleia Docente realizada nesta segunda-feira (08) aprovaram a deflagração da greve por tempo indeterminado, que poderá ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril.
A greve é o último recurso tentado pelos docentes, referente à condição salarial, que vem passando por perdas acumuladas em 39,92% desde julho de 2010, sem contar a inflação de 2024.
Hoje, quarta-feira (10), o Setor das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) deverá dar um posicionamento acerca da deliberação da greve. Caso a deliberação seja confirmada, na próxima segunda-feira, 15 de abril, uma nova Assembleia será realizada, para a instalação da greve.
De acordo com o SINDCEFET-MG, na tentativa de abrir um espaço para que o governo fizesse uma contraproposta, foi feita uma alteração no índice para recomposição, que passou a ser calculado a partir de setembro de 2016, incorporando a projeção de inflação de 2024 e 2025. Esse cálculo resultou em um índice de 22,71%, dividido em três parcelas de 7,06% a serem pagas em 2024, 2025 e 2026.
“Mantivemos a reivindicação do reconhecimento das perdas a partir de 2010 e do compromisso de sua reposição, além da equiparação dos valores dos auxílios com os do Legislativo e Judiciário e a urgente recomposição dos orçamentos das Instituições Federais de Ensino.
Ainda segundo o sindicato do CEFET, a proposta de negociação do governo, apresentada no final do ano de 2023, mostra nenhum compromisso de recomposição dos orçamentos das instituições federais de ensino, nenhuma resposta sobre a reestruturação e melhoria de nossa carreira.
Após mais de um ano de negociações, o 42° Congresso do ANDES-SN deliberou por um processo de construção de greve neste primeiro semestre de 2024, buscando a unidade com as demais entidades da educação, FASUBRA e SINASEFE, e do serviço público, no âmbito do Fórum Nacional de Entidades do Serviço Público Federal (FONASEFE).
Foram realizadas 45 Assembleias em todo o país, de 9 a 21 de março. Nessa rodada de Assembleias, 37 Seções Sindicais, no conjunto de 67 Seções representando Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aprovaram estado de mobilização/greve.
Minas possui 09 unidades dos Centros de Educação Tecnológica – CEFET, a votação realizada nesta última segunda-feira (08) resultou em 186 votos a favor da greve, 20 contrários e 11 abstenções.
O campus de Varginha teve 14 votos favoráveis à greve a partir de 15/04, 04 contrários e 01 abstenção. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)