Notícias | Regional

Prefeito de Guapé é preso por envolvimento em esquema de corrupção

Thallita Mesquita / Varginha Online | 07/02/2024 - 11:32:14
(Foto: Divulgação/MPMG)
Atualizado em 07/02/2024 - 17h06
O Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, através da operação “Trem da Alegria”, realizada na manhã desta quarta-feira (07), pôs fim a uma organização criminosa que atuava na cidade de Guapé, no Sul de Minas.
Além do Prefeito da cidade, Nelson Alves Lara (PCdoB), o procurador-geral do município, o diretor-geral do Saae, o gestor de obras e de dois empresários também possuem mandados de prisão.
Ao todo foram 26 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo TJMG, nas cidades de Guapé/MG e Rio de Janeiro/RJ, seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de afastamento dos cargos públicos.
De acordo com o MP, organização criminosa é responsável por, no mínimo, 8 crimes, entre eles crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, entrega de veículo automotor a pessoa não habilitada, fraudes e desvios na execução de contratos administrativos e em licitações.
Ainda de acordo com o Ministério Público, os denunciados planejavam ocultar documentos, combinavam versões e cogitavam atentar contra a vida e a saúde de pessoas de alguma forma envolvidas nas apurações. As investigações continuam. 

A operação

Segundo as investigações, principiadas graças a uma denúncia, o esquema de corrupção consistente na obtenção de vantagens indevidas, em razão do cargo de prefeito municipal, na forma de bens imóveis (terrenos), de empresários do setor imobiliário (loteadores).
Uma vez consumados os atos de corrupção, os integrantes da organização ocultam a origem e a propriedade de tais bens por intermédio de operações de lavagem de dinheiro (os bens são escriturados e/ou registrados em nome de terceiros ou permanecem em nome do empreendedor até a ordem de transferência).
Paralelamente, também utilizam, indevidamente, em proveito próprio, bens públicos.
Ao todo, 128 pessoas participaram da operação, sendo cinco promotores de Justiça, 12 servidores do Ministério Público, 57 policiais militares, 45 policiais civis e 9 policiais penais. 
Foram empenhadas 35 viaturas e 1 aeronave. 

Prefeito expulso do partido

O PCdoB comunicou a expulsão do prefeito Nelson Lara do partido. Em nota, a comissão estadual do partido disse que espera que o procedimento legal seja adotado e todos sejam punidos no âmbito da Lei.
“Sua conduta de extrema infidelidade partidária – seja nos processos eleitorais, bem como na vida cotidiana do partido – demonstrava seu distanciamento dos princípios históricos do PCdoB, de luta em defesa do povo e cuidado com o bem público. Foi motivo para sequer termos registrado o partido na cidade de Guapé”.
Veja a nota na íntegra
A Comissão Executiva Estadual do PCdoB vem a público comunicar a expulsão do prefeito Nelson Lara, de Guapé, das fileiras do PCdoB.
O referido prefeito foi preso pelo Gaeco, em operação na manhã desta quarta-feira (7 de fevereiro).
Sua conduta de extrema infidelidade partidária – seja nos processos eleitorais, bem como na vida cotidiana do partido – demonstrava seu distanciamento dos princípios históricos do PCdoB, de luta em defesa do povo e cuidado com o bem público. Foi motivo para sequer termos registrado o partido na cidade de Guapé.
O PCdoB espera que todo o procedimento legal seja adotado, que todos sejam punidos no âmbito da Lei e reafirma seu histórico compromisso com o povo brasileiro e o bem público.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)