Notícias | Geral

Mundo pode ficar sem internet em 2024, segundo cientistas

Larissa Moura / Varginha Online | 20/11/2023 - 12:24:58
(Foto: Canva.com)
Cientistas alertam que o mundo pode ficar sem internet em 2024. Segundo o professor e cientista Peter Becker, a internet e os sistemas de comunicação via satélite e de geolocalização (GPS) deixarão de funcionar por meses, e as redes elétricas sofrerão panes constantes.
O professor, que também estuda a atividade solar e participa de um projeto com objetivo de alertar sobre a ocorrência e a intensidade de tempestades solares, explica que há grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, e quando esse gás atinge o campo magnético terrestre, podem ser causadas tempestades geomagnéticas, que são o resultado de explosões na coroa do sol.
Ainda segundo Peter, uma supertempestade solar já aconteceu em 1859, e na época, alguns operadores foram eletrocutados, porque os fios carregavam alta tensão. Agora um pico semelhante pode acontecer até 2025, sendo provável que ocorra já no ano que vem. “Agora, a massa coronal poderia realmente fritar os sistemas por várias semanas ou meses, e toda a infraestrutura vai precisar ser reparada”, prevê.
Para tentar evitar, ou ao menos tentar diminuir seus efeitos, a equipe do cientista em conjunto com o Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, tentam criar um sistema para alertar a população cerca de 18 horas antes da tempestade. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)