Notícias | Tecnologia

Alunos do CEFET de Varginha vencem etapa estadual e irão representar Minas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Da redação | 29/08/2023 - 19:44:25
Achilles Martins Silva, Juliano Coêlho Miranda e Gustavo Brugnara Fonseca Otoni (Foto: Divulgação)

Dois alunos do 2° ano do curso de Mecatrônica do CEFET de Varginha foram campeões na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023, realizada no último sábado (26) na cidade de Araxá. Achilles Martins Silva e Gustavo Brugnara Fonseca Otoni, conquistaram a medalha de ouro na modalidade prática, nível 2. 

A fase estadual da competição contou com a participação de 29 equipes de diferentes regiões do estado. 

Com a orientação do Professor Juliano Coêlho Miranda, docente do Departamento de Mecatrônica do CEFET, Achilles e Gustavo formam a equipe LASE Robotics.


Gustavo, Juliano e Achilles durante a premiação. Foto: Divulgação.

Com a conquista da etapa estadual, a equipe LASE Robotics irá representar Minas Gerais na etapa nacional da Olimpíada de Robótica (OBR, 2023), que acontecerá entre os dias 07 e 12 de outubro, na cidade de Salvador-BA.

O coordenador dos alunos, professor Juliano Coêlho Miranda, conta que a nova formação da equipe LASE Robotics foi estabelecida no início de maio de 2023, direcionando-se para a preparação da OBR de 2024. Mas que apesar do curto período, o comprometimento e competência dos alunos, resultou na conquista do quarto lugar na etapa regional e o título na etapa estadual.

Segundo o coordenador, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) se destaca como uma das principais competições científicas do Brasil que tem como pano de fundo a temática da robótica. “Sua missão é clara: estimular os jovens em direção às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos emergentes e promover debates e atualizações no âmbito do processo de ensino-aprendizagem no país”, disse o professor Juliano.

“A abrangência da OBR é notável, abarcando estudantes de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas, que compreendem os níveis de ensino fundamental, médio e técnico. Além disso, é fundamental enfatizar que a OBR é uma iniciativa pública, voltada ao benefício de todos, sendo totalmente gratuita e sem intuito lucrativo”, conta o professor.

O coordenador dos alunos explica que a competição abraça duas modalidades distintas: Prática e Teórica, ambas concebidas para atender tanto aqueles que ainda não têm contato com a robótica, quanto aqueles que já desfrutam da experiência da robótica educacional em suas escolas. As atividades incluem emocionantes competições práticas envolvendo robôs, bem como provas teóricas, abrangendo e fomentando a participação de estudantes em todo o Brasil.


Lase Robotics, o protótipo robótico projetado pelos alunos. Foto: Divulgação.

“Na modalidade prática, o cenário proposto envolve um ambiente de desastre hostil. Nesse contexto, um robô completamente autônomo, concebido por uma equipe de estudantes, enfrenta um desafio complexo: realizar o resgate de todas as vítimas sem a necessidade de qualquer intervenção humana”, explica.

A equipe conta com o apoio do CEFET/MG, assim como do Laboratório de Automação e Sistemas Embarcados (LASE) e do Laboratório Maker, ambos pertencentes ao CEFET de Varginha.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)