A Caldense está rebaixada para o Módulo II do Campeonato Mineiro de 2024. O descenso foi confirmado neste domingo (26), após derrota por 1 a 0 para o Patrocinense, em Patrocínio (MG), em duelo válido pela 4ª rodada da repescagem contra o rebaixamento.
Em campanha apática, o time de Poços de Caldas perdeu sete dos 11 jogos que disputou até aqui. Com apenas um ponto na repescagem, a Veterana fará o jogo de despedida, apenas cumprindo tabela, no próximo domingo, dia 02 de abril, em casa, contra o Democrata-SL.
.jpg)
Gol da vitória do Patrocinense saiu aos 51 minutos do segundo tempo. Foto: Reprodução/Deiró Marra
Na elite de Minas Gerais de forma ininterrupta desde 2010, a Caldense era o clube do interior a mais tempo na divisão principal. Vale lembrar que a equipe, campeã mineira em 2002, foi semifinalista no ano passado e coleciona oito títulos de campeã do interior.
Com a queda da Veterana, em 2024 o Sul de Minas será representado na elite estadual apenas pelo Pouso Alegre. Os varginhenses Boa Esporte e VEC, que vão disputar o Módulo II deste ano, podem mudar esse cenário caso conquistem o acesso.
Torcedores protestam nas redes sociais
“Um momento triste para a história da Caldense. Isso é reflexo do descaso do clube com o seu maior patrimônio. Podemos dizer que é o fim do futebol profissional da Caldense?”, questiona um torcedor, que finaliza dizendo “triste, muito triste isso”.
“Parabéns. Parabéns mesmo. Vocês conseguiram o que queriam. Rebaixaram o maior time de Minas para poder arrumar o ‘Squash’. Quero ver ano que vem, sem o dinheiro da Globo, como é que vão reformar as piscinas”, diz outro torcedor em tom de crítica à diretoria.
“Saudades daqueles tempos em que a Caldense dominava o interior de Minas, mas hoje infelizmente está se afundando. Tomara que logo logo volte para o patamar de cima do futebol mineiro e brasileiro. Arriba Caldense!”, disse em apoio.

Torcedores protestam nas redes sociais após queda da Caldense. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Decisões continuam
Com uma das vagas preenchidas, resta agora saber quem será o segundo time rebaixado. Patrocinense, com 07 pontos em três jogos, e Democrata-SL, com 03 pontos em dois jogos, vão duelar entre si para permanecer na elite. A última rodada é no dia 08 de abril.
Pelo Troféu Inconfidência, Villa Nova e Tombense vão disputar o título em dois jogos. O duelo de ida é neste domingo (26), em Nova Lima, e a decisão é no próximo sábado, 1º de abril, em Muriaé. O campeão ganha uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.
O título de campeão mineiro sairá do confronto entre América e Atlético-MG, também em dois jogos. Por ter tido a melhor campanha geral, o Galo tem o direito de decidir no Mineirão, no dia 08 de abril. A ida será no dia 1º, no Independência, casa do Coelho.
Módulo II 2023 começa em abril com Boa Esporte e VEC
A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou a tabela detalhada da primeira fase da competição no dia 28 de fevereiro. Serão 11 rodadas, disputadas entre os dias 29 de abril e 17 de junho.
Aliás, o dérbi varginhense entre Boa Esporte e VEC (Varginha Esporte Clube) já tem data para acontecer. Será no dia 03 de junho, um sábado, às 16h, no Estádio Municipal - o Melão, em duelo válido pela 8° rodada.
Quem estreia primeiro na cidade é o VEC, que abrirá a temporada de jogos no ´Gigante do Sion´ contra o União Luziense, no dia 29 de abril, às 16h. O Boa Esporte estreia em casa uma semana depois, no dia 07 de maio, domingo, às 10h30, contra o Itabirito, pela 2ª rodada.

Boa Esporte e VEC vão se enfrentar no dia 03 de junho, pela 8ª rodada. Foto: Mário Purificação/Boa Esporte.