A primeira rodada da Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar, rendeu grandes emoções para os torcedores. Nos primeiros 16 jogos, que marcaram a abertura dos oito grupos, teve goleadas, recordes de empates sem gols, surpresas, zebras e, é claro, vitória do Brasil.
A maior goleada, até então, é da Espanha, que aplicou um 7 a 0 na Costa Rica, na quarta (23), pelo grupo E. Quem também venceu por vários gols de diferença foi a Inglaterra, que na segunda (21), goleou o Irã por 6 a 2, na estreia do grupo B.
A ‘zebra’ também esteve solta. As duas finalistas da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, estrearam com derrotas amargas. Na terça, a Argentina foi surpreendida pela Arábia Saudita, por 2 a 1, enquanto na quarta, a Alemanha foi derrotada pelo Japão, pelo mesmo placar.
México e Polônia (grupo C), Dinamarca e Tunísia (grupo D), Marrocos e Croácia (grupo F) e Uruguai e Coréia do Sul (grupo H), marcaram as quatro partidas sem gols da primeira rodada. Nunca antes uma abertura teve tantos resultados finais em 0 a 0, como em 2022.
Brasil não decepcionou
Assim como em 2018, o Brasil largou na frente com uma vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia. O primeiro tempo da partida terminou sem gols, muito pela maneira de jogo imposta pelos europeus, com uma marcação alta nas saídas de bola da equipe brasileira.
Porém, no segundo tempo, o Brasil dominou, e Richarlison desencantou, marcando os dois da vitória canarinha. O primeiro foi aos 17, aproveitando bobeira da zaga, já o segundo foi uma pintura de voleio, aos 28. O gol é considerado o mais bonito marcado até agora.
Na próxima rodada, o adversário do Brasil será a Suíça. O duelo será na segunda-feira (28), às 13h, pelo horário de Brasília. Os adversários vêm de vitória por 1 a 0 sobre o Camarões por 1 a 0, também nesta quinta (24).

Richarlison marcou um golaço aos 28 do segundo tempo. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Resultados da 1ª rodada
Grupo A:
- Catar 0 x 2 Equador
- Senegal 0 x 2 Holanda
Grupo B:
- Inglaterra 6 x 2 Irã
- Estados Unidos 1 x 1 País de Gales
Grupo C:
- Argentina 1 x 2 Arábia Saudita
- México 0 x 0 Polônia
Grupo D:
- Dinamarca 0 x 0 Tunísia
- França 4 x 1 Austrália
Grupo E:
- Alemanha 1 x 2 Japão
- Espanha 7 x 0 Costa Rica
Grupo F:
- Marrocos 0 x 0 Croácia
- Bélgica 1 x 0 Canadá
Grupo G:
- Suíça 1 x 0 Camarões
- Brasil 2 x 0 Sérvia
Grupo H:
- Uruguai 0 x 0 Coréia do Sul
- Portugal 3 x 2 Gana