Uma palestra sobre técnicas de salvamento aquático foi realizada nesta quarta-feira (16), na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL. A palestra faz parte da Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos e Semana Piscina + Segura com realização da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - Sobrasa, com o objetivo de orientar as pessoas em situações de um possível afogamento.
Foto: Divulgação Prefeitura
De acordo com a supervisora de Lazer, Jaqueline Mesquita, “é de suma importância essa capacitação de técnicas de salvamento aquático pois tem aula o dia todo no Parque Aquático da SEMEL, de natação e hidroginástica e temos que saber agir na hora da necessidade”.
Foto: Divulgação Prefeitura
Já segundo a Sobrasa, 16 brasileiros morrem afogados por dia no país. Por isso a importância da orientação e palestras. Durante a aula, o diretor da Sobrasa Juliano de Figueiredo Silvério Alves, juntamente com o instrutor prevencionista, Paulo Luiz, instruíram os técnicos de Natação da Prefeitura e também professores da cidade indicando cinco atitudes contra afogamento. sendo elas:
- Prevenção
- Reconheça o afogado – peça para ligar no 193
- Forneça flutuação – evite submersão
- Remova da água se for seguro para você
- Suporte de vida – hospital se necessário
Foto: Divulgação Prefeitura