Notícias | Cidades

Sul de Minas terá atividades gratuitas durante a Semana Global de Empreendedorismo

Com assessoria | 16/11/2022 - 21:28:46
(Foto: Divulgação)

Negros e mulheres que empreendem são destaque na edição deste ano; ação realizada pelo Sebrae Minas ocorre durante o mês de novembro

"Ajayô" é uma expressão africana que significa “tomara” ou “se Deus quiser”. Em Varginha, no Sul de Minas Gerais, é também o nome do projeto social que atende empreendedores negros. A idealizadora, Érika Tobias, bacharel em Direito e especialista em diversidade, inspira-se nessa expressão para apoiar outros empreendedores negros a vencerem os desafios impostos pelo mercado e enfrentarem o racismo. “Trabalhamos para criar estratégias de combate ao preconceito e à autossabotagem, que é a criação de obstáculos que dificultam alcançar um objetivo,” relata.

Cerca de 40 empresários de 11 cidades da região já foram atendidos por meio de mentorias e palestras. Uma das empreendedoras impactadas por essas ideias foi a mãe da própria Érika, dona Lourdes Tobias, de 60 anos, que abriu, recentemente, um buffet para festas. “Trabalhei como empregada doméstica desde os nove anos de idade. Sempre cozinhei em eventos da igreja e ouvia os amigos comentarem que eu cozinhava bem, e que deveria fazer comida para vender. O que antes era só um sonho, hoje, se tornou realidade”, comemora.

A ‘Equipe Tia Lourdes’ criou oportunidades de trabalho para toda a família. “Minha filha Cristiane, que também é arquiteta, cuida dos atendimentos, precificação e dos contratos; a Érika cuida das redes sociais; meu marido cozinha e também convido vizinhos e parentes que estejam desempregados para trabalharem como garçons, churrasqueiros, segurança e o que precisar,” afirma. A equipe, formada há um ano, está com a agenda cheia até o fim de 2022.

A analista do Sebrae Minas Amanda Cezário destaca que empreendedores negros, em sua maioria, convivem com cenários e desafios semelhantes. “São pessoas que buscam uma chance de conquistar um complemento da renda, ou até a substituição por um emprego formal, ou seja, é o empreendedorismo por necessidade. Por isso, fortalecer a rede de contatos é tão importante e pode fazer a diferença”, conclui.

Semana Global de Empreendedorismo 2022

Às vésperas do Dia da Consciência Negra - 20 de novembro -, que marca a luta contra o racismo e pela redução das desigualdades que atingem esse contingente da população, um estudo do Sebrae indica uma redução no percentual de empresários negros entre os adultos economicamente ativos. A pesquisa também mostra que os empreendedores negros, em sua maioria, estão sendo motivados a abrir um negócio por necessidade. Além disso, o levantamento revela que as diferenças de remuneração e escolaridade entre brancos e negros foram acentuadas entre 2018 e 2021.

A comparação entre os dados das pesquisas GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada anualmente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiros de Produtividade e Qualidade (IBPQ), mostra que, em 2018, a taxa de empreendedorismo entre negros era de 40%; já em 2021, ela foi reduzida para 30%. A análise também apontou uma queda do empreendedorismo entre brancos, mas com menor intensidade (variação de 3,8 pontos percentuais).

Diante destes desafios, a 15ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) vai tratar de questões ligadas às desigualdades de gênero e raça entre os empreendedores. Neste ano, o movimento global acontece oficialmente em 200 países e, no Brasil, tem atividades durante todo o mês de novembro. A programação completa está disponível no site empreendedorismo.org.br. Em Minas Gerais, os empreendedores já podem se inscrever nas mais de 100 capacitações gratuitas e pagas, entre elas, oficinas, painéis, cursos, mentorias, consultorias e outras ações.

No Brasil, o evento é coordenado pelo Sebrae, um dos participantes do Conselho da Semana Global, que reúne ainda as instituições: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.

Criada na Inglaterra em 2007, a SGE pretende estimular o empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico e social. O movimento busca promover melhorias no ambiente empreendedor, além de conectar, capacitar e inspirar pessoas a transformem ideias em iniciativas de sucesso. Nos últimos quatro anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 3,5 milhão de pessoas, com cerca de 35 mil atividades.

Semana Global de Empreendedorismo 2022 - Programação no Sul de Minas

Campanha

  • Dia 16/11/2022
  • Horário: 19h
  • Projeto Elas Empreendem – Palestra “Voa mulher’.
  • Local: Casarão da Zita – Rua Doutor Brandão, 183 – Campanha.
  • Inscrições: https://www.instagram.com/p/CkvhS66uVYU/
  • Entrada gratuita.

Elói Mendes

  • Dia 17/11
  • Horário: 19h
  • Palestra: Jackson Follmann – ex-goleiro da Chapecoense, sobrevivente do acidente de avião em 2016.
  • Local: PONTEC - Pontal Tênis Clube - Av. 30 de Agosto, 149, Elói Mendes.

Varginha

  • Dia 17/11
  • Horário: 19h
  • Palestra: Os ingredientes para ter um negócio de sucesso - Delfino Golfeto
  • Inscrições: https://www.sympla.com.br/
  • Entrada gratuita.

Inscrições e programação em Minas Gerais: https://empreendedorismo.org.br/

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)