Notícias | Cidades

Decoração de natal em Varginha divide opiniões nas redes sociais

Larissa Moura / Varginha Online | 18/11/2022 - 08:07:47
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

Atualizado em 16/11/2022 - 14h52

A decoração de natal que está sendo instalada no Centro de Varginha tem dividido opiniões entre os varginhenses. O assunto tomou conta das redes sociais nos últimos dias.

Com o tema “Natal de outro Mundo”, a decoração une o café e o ET de Varginha aos símbolos tradicionais do Natal. Boa parte da decoração já foi instalada na Praça do ET e na Praça da Fonte no Centro da cidade. 
O maior alvo de críticas é a tradicional árvore de Natal. Como a ideia era alinhar os temas relacionadas à cidade ao Natal, a árvore deste ano recebeu a decoração de bules e xícaras, remetendo ao café. Mas pelo visto, a combinação não agradou muito.
De acordo com alguns internautas, o investimento de R$ 1.25 milhão na decoração não foi bem gasto. “O que o café tem a ver com o Natal? Com esse dinheiro, se faz coisas bem mais úteis para a população. É o fim. Dinheiro público mal aplicado”, escreveu uma internauta.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Para a internauta Patrícia Gaudêncio, natal é natal. “Não tem que misturar o café no meio não. Esses bules na árvore, vou ser sincera, tá feio demais e não combinou nada com tema natalino”.
A internauta Mariela de Souza, também não gostou da combinação. Ela ressalta que o valor investido na decoração poderia ser melhor empregado. “Ruim com força! Nada a ver essa historinha de ET que tem bicicleta e é ajudante de um plantador de café. Poderia ter sido bem empregada esse 1,25 milhão de reais. É muito dinheiro nisso, não gastava 100 mil”.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Outra internauta critica a decoração e reclamação da população. “Não sei o que é pior: os varginhenses reclamando ou a decoração”.
Assim como tem aqueles que não gostaram da decoração, tem aqueles que gostaram do investimento e do tema do natal de Varginha.
“Parabéns à toda equipe envolvida na decoração de Natal, ficou diferente, lindo demais. Deu mais vida pro centro de Varginha, parabéns prefeito pela inovação”, disse a internauta Claudete Morais.
Para a internauta Ana Maria Tavares, a decoração é mais atração par ao Centro da cidade. “Está ficando lindo. Parabéns! Mais atrações para a região central os lojistas merecem”, diz.
“Que linda a casinha do papai Noel, as crianças vão amar depois de tanto sofrimento com esse vírus as crianças merecem, se a verba é destinada a cultura e lazer eu não vejo nada demais, nem todos têm condições de ir ao shopping tirar fotos com papai Noel. Eu amo Natal, aqui em casa já está tudo enfeitado, destaca a internauta Shirlei Vicenso.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
A internauta Fátima Viana acredita que adultos e crianças vão aproveitar a decoração. “Está ficando lindo! Tenho certeza que muitas crianças e marmanjos vão delirar, diante dos enfeites, luzes, bonecos e tudo mais que tens direito, depois de tantos sofrimentos, por causa da pandemia quando muitos tiveram muitas perdas”, diz.
Para o internauta Tiago Rezende, o tema da decoração fortalece o que mais gera renda para a cidade. “A árvore ficou top, fortalecendo o que mais gera renda para nosso município, agricultura em especial o café. Parabéns”, diz.
“Por isso que aqui em Varginha nunca tem nada diferente, porque quando tem, é uma chuva de reclamações desnecessárias”, comenta uma outra internauta.
De acordo com o Prefeito de Varginha, o motivo de uma grande decoração é trazer destaque para o comércio central, sendo o dinheiro gasto no projeto um investimento, já que grande parte do material será utilizado também no próximo ano.

Sobre o projeto

Você consegue imaginar o Papai Noel de apanhador de café? Os ETs assumindo o papel dos duendes como ajudantes do Papai Noel? E as tradicionais árvores de natal parecidas com pés de café? Essas são as ideias principais do projeto, que mesclam símbolos locais aos ícones natalinos tradicionais.
O Papai Noel, figura tradicional do Natal, irá ganhar detalhes que o caracterizam como um alegórico apanhador de café. O figurino do personagem terá as clássicas cores que o definem no imaginário coletivo, com singularidades do legado rural da região, como a forma rústica de um macacão de trabalho de juta, sobreposto por um casaco de veludo vermelho, com aplicações de ramos de cafés e peneiras, e uma saca de café que guarda os presentes a serem distribuídos.
Os ETs ajudantes do Noel, deverão ser figuras divertidas e bonitas, com coloridos e criativos. Serão diversos entre si, uns andam de bicicleta, outros bebem café e prometem encantar especialmente o público infantil.
A árvore de natal deve ter uma forma e as tonalidades das diversas fases dos frutos do café - o verde, o amarelo e o vermelho. E também a cor da florada, representando o branco da neve.
Segundo informação do memorial descritivo, os locais que receberão a decoração são: Praça José de Resende Paiva, na Praça do ET, Calçadão da Wenceslau Braz, Rua Presidente Antônio Carlos, Rua Delfim Moreira, Rua São Paulo, Estação Ferroviária, rotatória do shopping, Nave do ET, Igreja do Rosário, Igreja Matriz, além da iluminação da praça central da Avenida Rio Branco.
Segundo o projeto, os pontos decorados devem revelar um circuito a ser percorrido pelo público, que foi elaborado para valorizar determinadas áreas públicas de grande fluxo.
Conheça a lenda criada para o “Natal de outro Mundo” da cidade de Varginha

A lenda

Após a pandemia, o céu de Varginha foi a posta de entrada de extraterrestes que chegaram aqui atraídos pelo aroma da bebida mágica e estimulantes de ideias: o café. 
Eles chegaram de bicicleta na Praça da Fonte, próximo ao chafariz. Lá encontraram dois bules gigantes que emanavam luz e boas energias.
Ao explorar os arredores, encontraram a Fazenda Mágica, junto a Praça do ET.
Ali vive o Noel Apanhador de Café em uma acolhedora casa mineirinha, com avarandado, estilo próprio e afetivo, onde convide com suas memórias de labuta e vida.
A casa é rodeada de um pequeno cafezal, criado com muda reais de café. Dentro da sua casa, o Apanhador tem uma oficina de brinquedos, onde trabalha para as crianças.
No seu pátio, está localizada a grande árvore laboratório de café, onde o Noel faz suas alquimias coma bebida mágica. É nesse laboratório que ele faz suas magias, invenções aromáticas, fermentações e torras utilizando o café plantado na região. Seus ajudantes adoram brincar no laboratório mágico.
Encantados pela bebida mágica e com vontade de ajudar o Noel Apanhador de Café nesta jornada, os ETs resolveram ficar e se tornaram os divertidos ajudantes de Noel Apanhador. Os ajudantes ganharam de seu novo amigo, roupas como a sua. São macacões coloridos, e estão sempre identificados nos bolsos com a letra V, de Varginha.
Os ajudantes do Noel Apanhador são vistos durante os dias e noites da temporada de Natal circulando pela cidade em suas bicicletas, distribuindo presentes na área comercial da cidade, na Praça da Fonte e na Estação Ferroviária.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)