Notícias | Esportes

Histórico! Brasil vence Mundial feminino de vôlei sentado; varginhense é eleita melhor atacante da competição

Vinícius Ramos / Varginha Online | 14/11/2022 - 10:26:30
Brasil é campeão mundial feminino de vôlei sentado. (Foto: Divulgação/CBVD)
A seleção feminina de vôlei sentado conquistou o primeiro título mundial da história da modalidade. A equipe brasileira venceu o Canadá na final, disputada na sexta-feira (11), em Saravejo, na Bósnia e Herzegovina.
A vitória veio no tie-break, com parciais de 25/23, 18/25, 21/25, 25/17 e 15/6, e decretou o título inédito para o Brasil. O país também se garante nas Paralimpíadas de Paris em 2024. Mas para chegar ao título, a seleção precisou passar antes por seis partidas. 
Na primeira fase, foram três vitórias sobre Alemanha, Itália e Finlândia, respectivamente. Nas quartas de final, as brasileiras passaram pela Ucrânia e nas semis, pelas atuais campeãs paralímpicas: os Estados Unidos. Vitória histórica por 3 sets a 0, também de forma inédita.
- Hoje nós sentimos um pouquinho, até porque o Brasil nunca tinha disputado nem semifinal de campeonato mundial, [...]. Então é história para o Brasil e parabéns para as meninas”, disse o técnico da seleção, Fernando Guimarães.

Janaina Petit: varginhense é destaque

Entre as atletas destaques do campeonato está a varginhense Janaina Petit, de 45 anos, eleita a melhor atacante da competição.

Janaina Petit, de Varginha, é eleita a melhor atacante do Mundial de 2022. Foto: Divulgação/CBVD
Desde bem nova, Janaína já se encaminha a ser jogadora profissional. Porém, aos 18 anos, ela foi atropelada e precisou passar por uma longa fase de recuperação. Mesmo com os esforços, a atleta ainda enfrentou uma sequência de cinco rompimentos dos tendões dos joelhos.
Mas o que parecia o fim, na verdade foi o recomeço com um convite do então técnico da seleção brasileira de vôlei sentado, Ronaldo Gonçalves de Oliveira, para se tornar atleta paralímpica. Hoje, Janaína é destaque em várias competições da modalidade.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)