Notícias | Cidades

Decoração de Natal de Varginha de R$ 1.25 milhão, começa a ser montada

Da redação | 07/11/2022 - 19:26:12
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

A empresa BS Eventos Locação de Bens Móveis, vencedora da licitação para a executar o projeto de Decoração de Natal de Varginha, já começou nos últimos dias a executar os serviços. 

Com o tema “Natal de outro Mundo”, a prefeitura de Varginha vai investir de R$ 1.250,00 (um milhão e duzentos e cinquenta mil reais). O projeto de decoração une o café e o ET de Varginha aos símbolos tradicionais do Natal.
Impulsionado pela ACIV (Associação Comercial e Industrial de Varginha), o projeto de decoração que foi elaborado por Carla Joner, profissional que já desenvolveu trabalhos natalinos para Gramado-RS e Monte Verde-MG, foi custeado com recursos da própria ACIV e Sebrae.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
A casa do Papai Noel que está sendo construída na Praça do E.T começa a ganhar forma. A casa faz parte da Fazenda Mágica, onde segundo o projeto, será rodeada de um pequeno cafezal, criado com muda reais de café.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
No local será montada uma grande árvore, que será um laboratório de café, onde o Papai Noel fará suas magias, invenções aromáticas, fermentações e torras utilizando o café.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Na Praça da Fonte, um grande bule gigante já foi instalado. De acordo com o projeto, serão duas peças. O local marcará a chegada dos Ets que chegarão de bicicleta.

Na rotatória no Alto da Vila Paiva, já recebeu uma decoração de luz em formato de árvore de Natal. Foto: Márcio Borges / Varginha Online
De acordo com a Prefeitura de Varginha, ainda não há uma previsão de quando a decoração será oficialmente inaugurada.

Sobre o projeto

Você consegue imaginar o Papai Noel de apanhador de café? Os ETs assumindo o papel dos duendes como ajudantes do Papai Noel? E as tradicionais árvores de natal parecidas com pés de café? Essas são as ideias principais do projeto, que mesclam símbolos locais aos ícones natalinos tradicionais.

Foto: Márcio Borges / Varginha Online
O Papai Noel, figura tradicional do Natal, irá ganhar detalhes que o caracterizam como um alegórico apanhador de café. O figurino do personagem terá as clássicas cores que o definem no imaginário coletivo, com singularidades do legado rural da região, como a forma rústica de um macacão de trabalho de juta, sobreposto por um casaco de veludo vermelho, com aplicações de ramos de cafés e peneiras, e uma saca de café que guarda os presentes a serem distribuídos.
Os ETs ajudantes do Noel, deverão ser figuras divertidas e bonitas, com coloridos e criativos. Serão diversos entre si, uns andam de bicicleta, outros bebem café e prometem encantar especialmente o público infantil.
A árvore de natal deve ter uma forma e as tonalidades das diversas fases dos frutos do café - o verde, o amarelo e o vermelho. E também a cor da florada, representando o branco da neve.
Segundo informação do memorial descritivo, os locais que receberão a decoração são: Praça José de Resende Paiva, na Praça do ET, Calçadão da Wenceslau Braz, Rua Presidente Antônio Carlos, Rua Delfim Moreira, Rua São Paulo, Estação Ferroviária, rotatória do shopping, Nave do ET, Igreja do Rosário, Igreja Matriz, além da iluminação da praça central da Avenida Rio Branco.
Segundo o projeto, os pontos decorados devem revelar um circuito a ser percorrido pelo público, que foi elaborado para valorizar determinadas áreas públicas de grande fluxo.
Conheça a lenda criada para o “Natal de outro Mundo” da cidade de Varginha

A lenda

Após a pandemia, o céu de Varginha foi a posta de entrada de extraterrestes que chegaram aqui atraídos pelo aroma da bebida mágica e estimulantes de ideias: o café. 
Eles chegaram de bicicleta na Praça da Fonte, próximo ao chafariz. Lá encontraram dois bules gigantes que emanavam luz e boas energias.
Ao explorar os arredores, encontraram a Fazenda Mágica, junto a Praça do ET.
Ali vive o Noel Apanhador de Café em uma acolhedora casa mineirinha, com avarandado, estilo próprio e afetivo, onde convide com suas memórias de labuta e vida.
A casa é rodeada de um pequeno cafezal, criado com muda reais de café. Dentro da sua casa, o Apanhador tem uma oficina de brinquedos, onde trabalha para as crianças.
No seu pátio, está localizada a grande árvore laboratório de café, onde o Noel faz suas alquimias coma bebida mágica. É nesse laboratório que ele faz suas magias, invenções aromáticas, fermentações e torras utilizando o café plantado na região. Seus ajudantes adoram brincar no laboratório mágico.
Encantados pela bebida mágica e com vontade de ajudar o Noel Apanhador de Café nesta jornada, os ETs resolveram ficar e se tornaram os divertidos ajudantes de Noel Apanhador. Os ajudantes ganharam de seu novo amigo, roupas como a sua. São macacões coloridos, e estão sempre identificados nos bolsos coma letra V, de Varginha.
Os ajudantes do Noel Apanhador são vistos durante os dias e noites da temporada de Natal circulando pela cidade em suas bicicletas, distribuindo presentes na área comercial da cidade, na Praça da Fonte e na Estação Ferroviária.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)