Notícias | Eleições 2024

Eleitores que não votaram têm 60 dias para justificar ausência

Carolina Lima / Varginha Online | 31/10/2022 - 16:35:25
(Foto: Agência Brasil)
Os eleitores que não puderam votar neste segundo turno das eleições 2022 terão um prazo de 60 dias para apresentar justificativa de ausência para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, já que no Brasil o voto é obrigatório e quem deixa de cumprir com esse dever ou deixa de justificar, fica impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações.
Para emitir o certificado de quitação eleitoral o eleitor precisa comprovar todas as votações passadas ou ter justificado as ausências, no caso dos mesários, o cidadão não pode ter deixado de atender ao chamado do trabalho. Em caso de irregularidades é necessário o pagamento de multas para ficar quite com a Justiça Eleitoral.
As justificativas de ausência podem ser realizadas pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral, ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.
Cada turno de eleição corresponde a uma eleição independente, ou seja, as justificativas são para cada turno em que o eleitor deixou de comparecer. No caso dos que se ausentaram no primeiro turno, o prazo para justificar é até 1º de dezembro.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)