Notícias | Cidades

Abrasel Sul de Minas participa da apresentação do Mapeamento Turístico de Varginha

Ana Luísa Alves | 31/10/2022 - 09:21:59
(Foto: Divulgação)
Na última quarta-feira (26/10), o Sebrae Minas apresentou o Mapeamento Turístico de Varginha aos empresários do setor, representantes de entidades comerciais e à Prefeitura Municipal. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Sul de Minas, André Yuki, esteve presente na solenidade, que teve como objetivo fortalecer as vocações turísticas de Varginha.
O estudo foi realizado nos últimos seis meses pelo diretor da ADD Turismo, Vinícius Amantéa Campos e pelos consultores e turismólogos, Pollyanna Calixto Godoy e Renato Condé. Cerca de 40 pontos da cidade foram visitados pelos pesquisadores, como casarões históricos, fazendas, cachoeiras, cafeterias e instituições que atuam na atividade cafeeira, além de pontos que contam a história da suposta aparição do ET de Varginha.
De acordo com André Yuki, o Mapeamento Turístico aponta os atrativos e os pontos turísticos da cidade, ajudando a nortear projetos e planos de ações que visam orientar a criação de produtos e roteiros em um momento que o turismo se destaca no Brasil e principalmente em Minas Gerais.
“Varginha, através do turismo de negócios, do café e da aparição do ET, tem como um importante propulsor o desenvolvimento econômico e o despertar de novas vocações e talentos. Nesse momento é importante fortalecer e qualificar a gastronomia, a hospitalidade e o serviço, visando a facilidade de locomoção, a restauração e manutenção dos atrativos”, ressaltou André.
O prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo e seu vice, Leonardo Ciacci, estiveram presentes na apresentação. Segundo Vérdi, uma outra etapa do projeto prevê a criação de um selo para identificar os locais que estarão relacionados ao Roteiro de Varginha, que será uma ação regulamentada pelo município.
"Reconhecemos a importância do mapeamento para a cidade, uma vez que nos permite definir ações como em que setor investir, qual a tendência de fortalecimento do turismo, como aproveitar o potencial que a cidade oferece e ainda o que fazer para atrair o turista para o município", afirmou Vérdi.
Ainda segundo o prefeito, agora os esforços serão voltados para preparar os atrativos turísticos para receber o público e potencializar a demanda por turistas. Para isso, o Sebrae Minas, em parceria com outras instituições, oferecerá cursos em áreas de boas práticas para o setor de alimentação, gestão de negócios, atendimento e hotelaria. A previsão é que as atividades sejam realizadas no início do próximo ano.
Para a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Cinthia Silva, o turismo é um elo relevante para o desenvolvimento territorial, além de ser um importante gerador de empregos e renda. “Para se ter uma ideia, entre maio de 2021 e agosto de 2022, o setor gerou 100 mil empregos apenas em território mineiro. Varginha é um potencial a ser explorado e o Mapeamento Turístico de Varginha será o primeiro passo", enfatizou.
O analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa, reforçou que a elaboração e apresentação do roteiro turístico foi o primeiro passo do projeto. “Com o diagnóstico, analisaremos os pontos que precisam de adequação e iniciaremos as capacitações com os empresários e demais agentes que atuam no setor. Vamos promover conexões entre os segmentos da hotelaria, gastronomia, comércio e serviços”, explicou.
Segundo o turismólogo e consultor do projeto, Vinícius Amantéa Campos, o próximo passo será transformar os pontos da cidade em produtos turísticos consolidados, por meio do investimento em estrutura e serviços na área rural, ufológica, associada ao interesse em objetos voadores não identificados e do café.
“Vamos transformar Varginha em uma cidade considerada um destino turístico. O projeto é dividido em quatro momentos: mapeamento, diagnóstico de como os atrativos se encontram, hierarquização para entender quais são os maiores potenciais, além do café e da ufologia, que são as principais chances de atrair turísticas, desde que sejam transformados em produtos estruturados para serem visitados”, explicou.
Ainda de acordo com Vinícius, se implementado, Varginha se tornará sem dúvidas uma cidade turística, onde as pessoas visitarão mais e conhecerão a cidade, se tornando uma matriz econômica de emprego e renda através do turismo, além da valorização da história, cultura e modo de produção cafeeira.
O Mapeamento Turístico é uma iniciativa do Sebrae Minas, sede Varginha, com o apoio da Prefeitura Municipal e através da ADD Tur, empresa contratada para fazer o estudo. A contribuição das associações relacionadas ao turismo em Varginha também foi fundamental para chegar ao resultado final.
Fonte: Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)