Notícias | Geral

Sebrae Minas apresenta projeto de mapeamento turístico de Varginha

Com assessoria | 26/10/2022 - 21:05:05
(Foto: Divulgação Sebrae)
Pesquisa identificou os principais atrativos turísticos da cidade, especialmente, relacionados ao café e à suposta aparição do ET de Varginha
Com o objetivo de fortalecer as vocações turísticas de Varginha, na região Sul do estado, o Sebrae Minas apresentou, nesta quarta-feira (26/10), o Mapeamento Turístico da cidade. O estudo, realizado nos últimos seis meses por uma consultoria contratada pela instituição, foi apresentado ao prefeito Vérdi Lúcio Melo, ao vice-prefeito Leonardo Ciacci, além de empresários do setor e representantes de entidades comerciais do município.
Cerca de 40 pontos da cidade foram visitados pelos pesquisadores, como casarões históricos, fazendas, cachoeiras, cafeterias e instituições que atuam na atividade cafeeira, além de pontos que contam a história da suposta aparição do ET de Varginha. De acordo com o turismólogo e consultor do projeto, Vinícius Amantea Campos, o objetivo inicial era identificar os atrativos. “Agora, a proposta é transformá-los em produtos turísticos consolidados, por meio do investimento em estrutura e serviços na área rural, ufológica - associada ao interesse em objetos voadores não identificados -, e do café”, adianta o consultor.
Segundo o analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa, a elaboração e apresentação do roteiro turístico foi o primeiro passo do projeto. “Com o diagnóstico, iremos analisar os pontos que precisam de adequação, e iniciar as capacitações com os empresários e demais agentes que atuam no setor. Vamos promover conexões entre os segmentos da hotelaria, gastronomia, comércio, serviços”, explica.
Outra etapa do projeto prevê a criação de um selo para identificar os locais que estarão relacionados no "Roteiro de Varginha", que será uma ação regulamentada pelo município. "Reconhecemos a importância do mapeamento para a cidade, uma vez que nos permite definir ações como: em que setor investir, qual a tendência de fortalecimento do turismo, como aproveitar o potencial que a cidade oferece e, ainda, o que fazer para atrair o turista para o município", conclui o prefeito Vérdi Lúcio Melo.
Agora, os esforços serão voltados para preparar os atrativos turísticos para receber o público e potencializar a demanda por turistas. Para isso, o Sebrae Minas, em parceria com outras instituições, vai oferecer cursos em áreas como: boas práticas para o setor de alimentação, gestão de negócios, atendimento e hotelaria. A previsão é que as atividades sejam realizadas no início do próximo ano.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)