Notícias | Esportes

Com grupos e VAR em todos os jogos, FMF anuncia nova forma de disputa do Campeonato Mineiro; veja o que muda

Vinícius Ramos / Varginha Online | 26/10/2022 - 20:05:34
Conselho Técnico do Mineiro 2023 foi realizado na última segunda-feira (24), em BH. (Foto: Divulgação/FMF)

A forma de disputa do Campeonato Mineiro irá mudar. A partir de 2023, os participantes da elite estadual serão divididos em três grupos, com quatro times cada. Eles não se enfrentam entre si, mas jogam contra os adversários dos outros grupos, assim como é feito no Paulistão.

Serão oito rodadas na primeira fase, que terá início no dia 21 de janeiro. As mudanças foram anunciadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta última segunda-feira (24), após Conselho Técnico com os 12 clubes. Pouso Alegre e Caldense representam o Sul de Minas.

Os grupos ficaram da seguinte forma:

  • Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre;
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL;
  • Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga.

Mudanças e exigências

Os líderes e o melhor segundo colocado avançam às semifinais, que terá jogos de ida e volta. O time de melhor campanha geral decide em casa e terá a vantagem do empate no placar agregado. A final volta a ser em dois jogos, com os mesmos critérios.
Os que ficarem entre a quinta e a oitava colocação na classificação geral disputam o Troféu Inconfidência. A disputa também será com semi e final. Caso o vencedor não tenha divisão nacional, ele se garante na Série D do ano seguinte.
Ainda pela classificação geral, os três piores colocados disputarão o triangular do rebaixamento, onde apenas um se salva. Os outros dois serão rebaixados para o Módulo II.
Pela primeira vez, todos jogos da competição terão o VAR (arbitro de vídeo), que será custeado pela FMF. Os clubes do interior terão que adaptar os estádios, onde mandarão os jogos, para que a medida seja adotada.
Outra exigência imposta aos clubes, é que os gramados estejam em condições de jogo até o dia 20 de dezembro. Caso contrário, uma empresa será contratada para realizar as mudanças.
A mudança foi sugerida por Atlético, América e Cruzeiro, visando a diminuição de compromissos pela competição estadual. Com isso, o Campeonato Mineiro de 2023 terá três datas a menos do que o do ano passado.
Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga, campeão e vice do Módulo II, são as novidades. O atual campeão da elite de Minas Gerais é o Atlético-MG, que também é o maior vencedor, com 47 títulos.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)