Notícias | Vagas de emprego

Oferta de vagas temporárias para o natal será a maior desde 2013 no Brasil, segundo a CNC

Larissa Moura / Varginha Online | 26/10/2022 - 14:58:10
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Cerca de 109,4 mil trabalhadores temporários devem ser contratados para o natal no Brasil. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados nesta quarta-feira (26), essa deve ser a maior oferta de trabalho temporário desde 2013, quando foram abertos 115,5 mil postos. Em Minas Gerais a expectativa é para 12,2 mil ofertas de vagas para o Natal deste ano.

Além disso, a CNC prevê que a taxa de efetivação seja de 11%, o que representa 3 pontos percentuais a menos do que em 2021.“A conversão de vagas temporárias em efetivas em 2022 não deve ser tão expressiva quanto depois do Natal de 2021, quando chegou a 15%, porque, no ano passado, o varejo ainda estava repondo os postos que haviam sido fechados nas duas primeiras ondas de covid-19”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Os maiores números de vagas devem ser no ramo de hiper e supermercados e no setor de vestuário. “Se, por um lado, os hiper e supermercados, que são os segmentos que mais empregam no varejo, têm destaque no número absoluto de vagas, as lojas de roupas, acessórios e calçados são, historicamente, as mais beneficiadas pelas vendas natalinas”, disse o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes.
Em relação ao número de vendas de fim de ano, a previsão da CNC é de um aumento de 2,1% nas vendas como um todo. Porém, as vendas nas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos devem cair 3,4% em relação ao ano passado. “Essa perspectiva decorre do somatório entre a desaceleração da inflação e o encarecimento do crédito, já que a taxa de juros de operações envolvendo pessoas físicas atingiu o maior patamar desde abril de 2018, o que favorece as compras em segmentos que dependem menos de empréstimos e financiamentos”, explicou Fabio Bentes.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)