Notícias | Cidades

Superintendente da Fundação Cultural visita artista plástica Teresinha Sério Reis

Fundação Cultural de Varginha | 26/10/2022 - 11:13:04
(Foto: Divulgação Fundação Cultural de Varginha)
O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, visitou na manhã desta sexta-feira (21/10) a artista plástica e professora Teresinha Teixeira Sério Reis, que completa 94 anos neste sábado (22/10).
A artista já ultrapassou a marca de 1.000 quadros de sua autoria. Todo este talento a legitimou com uma das mais renomadas artistas de Varginha e de Minas Gerais.
Durante a visita, Teresinha Sério Reis mostrou fotos de suas exposições e também as homenagens que recebeu em mais de 60 anos de dedicação à arte e à cultura varginhense. Nas paredes da casa dela, estão quadros premiados e as honrarias conferidas pela Câmara e pela Prefeitura de Varginha.
De acordo com Marquinho Benfica é uma honra para Varginha ter uma filha tão ilustre e tem se dedicado em prol do setor cultural e ao desenvolvimento do município por todos esses anos. “Dona Teresinha é um exemplo de artista, que, além de encantar com os seus próprios quadros, tinha o dom e a competência para repassar esse conhecimento a centenas de alunas e alunos nestes mais de 60 anos da escola de arte fundada por ela”. Ainda segundo o superintendente, “estamos programando para 2023 uma exposição dela e dos alunos no foyer Aurélia Rubião para que os varginhenses tenham acesso ao talento produzido durante esses anos”.

Foto: Divulgação Fundação Cultural de Varginha

Uma vida dedicada à arte e à educação

A artista plástica e professora Teresinha Teixeira Sério Reis é natural de Varginha, onde nasceu em 22 de outubro de 1928. Incentivada pelo exemplo da mãe e também da avó paterna, desde a infância se relacionou com a arte. Começou a pintar aos 10 anos.
Fundou em 1961 a Escola de Artes Plásticas “Santa Terezinha”, que reconhecida como entidade de utilidade pública. O local sempre beneficiou e incentivou a cultura de Varginha e de toda região.
Teresinha já participou de bienais internacionais na Holanda, Argentina, Chile, Japão, Peru, Colômbia, Estados Unidos e Equador. Em cidades e capitais brasileiras, fez exposições individuais e coletivas, conquistando assim 21 obras premiadas. Participou de diversas associações e recebeu dezenas de premiações durante a sua carreira.

Foto: Divulgação Fundação Cultural de Varginha
Sempre ligada à sociedade e à filantropia é cofundadora do Curso Complementar Emília Ferreira, da Escola de Corte e Costura Santa Edwiges e da Casa do Artista, todas em Varginha. Manteve muitos espaços culturais na Telemig, Banco Itaú e outros. Expõe em faculdades, câmaras, colégios e centros culturais.
Foi homenageada com diversos títulos, entre eles o de “Embaixatriz da Arte Varginhense” pela Secretaria Municipal de Turismo, “Dama da Pintura” pela imprensa, “Mãos de Fada” e “Toque Terezístico” por suas alunas e “Retrato de Varginha” pelo prefeito Mauro Tadeu Teixeira.
Teresinha Teixeira Sério Reis integra a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, ocupando a cadeira nº 24 desde 04 de maio de 1994.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)