Notícias | Cidades

Fundação Cultural de Varginha realiza Mapeamento da Capoeira do município

Fundação Cultural de Varginha | 26/10/2022 - 10:52:00
(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, iniciou um levantamento on-line para o Mapeamento da Capoeira de Varginha. O objetivo é identificar e conhecer melhor a prática cultural no município, seus praticantes, mestres e grupos, com intuito de formular políticas públicas adequadas ao segmento cultural.
Para participar do mapeamento, os interessados podem preencher o formulário on-line disponível, a partir desta terça-feira, dia 25 de outubro, na plataforma Prosas. A participação de todos é fundamental para a construção conjunta de ações que permitam valorizar e fortalecer a prática da capoeira na cidade.
As informações coletadas pelo mapeamento subsidiarão também os estudos para o Registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha, cuja solicitação de abertura foi aceita pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Varginha, em 2021, atendendo a uma demanda de capoeiristas, mestres e grupos de capoeira.

ABERTURA DO PROCESSO DE REGISTRO DA CAPOEIRA

A abertura do processo de Registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha tem o objetivo de fazer com que o poder público reconheça oficialmente sua importância para a cultura varginhense e torne-se corresponsável pela continuidade da prática. Após a abertura do processo de Registro, a Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural deve elaborar um dossiê no qual descreve o histórico da prática no município e em conjunto com a comunidade capoeirista, propor medidas de salvaguarda que deverão ser executadas a curto, médio e longo prazo. Concluído o dossiê, o estudo será encaminhado para o Conselho do Patrimônio para análise e deliberação, ocasião na qual a prática pode ser reconhecida oficialmente como patrimônio cultural da cidade. Tanto para a construção do dossiê de Registro, quanto para a elaboração de políticas públicas no âmbito da Fundação Cultural, é preciso estabelecer um diálogo profundo com os praticantes, conhecer suas múltiplas realidades e demandas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)