No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data da comemoração é por causa da criação dos primeiros cursos de odontologia no Brasil. De acordo com o Dr Vinicio Rocha, coordenador do curso de odontologia em Varginha, os dentistas auxiliam no controle da dor e no restabelecimento da estética facial e do sorriso. Além de estarem presentes nos hospitais atuando nos traumas e acidentes, fraturas na face, nas UTis, na gestão das prefeituras ou reconhecimento de pessoas pela arcada dentária na polícia civil.
Assim como é necessário ir ao médico regularmente e cuidar da nossa saúde em geral, é necessário também cuidar e prestar atenção na saúde bucal, realizado a escovação adequada por meio do uso de pasta com flúor, escova macia e fio dental. E em casos de pacientes sem dentes, a higiene da prótese.
“As pessoas devem atentar-se também para evitar o uso de cigarro/tabaco e auto examinar a boca, procurando o cirurgião-dentista em caso de alterações perceptíveis”, disse o odontologista.
São várias as áreas que estes profissionais atuam como ortodontia (aparelho), implantodontia (implantes) periodontia ( gengiva/osso), prótese (dentaduras), endodontia (canal), cirurgia bucomaxilofacial ( traumas e cirurgias na boca), radiologia (raio-x, tomografias), estomatologia (lesões e câncer de boca), harmonização orofacial (estética facial), saúde coletiva (gestão de serviços de saúde/epidemiologia).
O cirurgião-dentista Vinicio ainda explica que é recomendado uma consulta preventiva a cada 6 meses. Confira algumas dicas para manter a saúde bucal em dia.
- Escovar os dentes de modo adequado e frequente, principalmente após as principais refeições
- Usar uma escova adequada e pasta com flúor
- Examinar com frequência a boca e perceber alterações que podem indicar um câncer.
- Evitar cigarros, principalmente os atuais eletrônicos
- Consultar regularmente um dentista