Notícias | Geral

Álbum de figurinha da copa é confeccionado em braile para deficientes visuais

Larissa Moura / Varginha Online | 24/10/2022 - 14:24:51
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação, confeccionou um álbum de figurinhas da copa, adaptado em braille, para atender pessoas com deficiência visual. Cerca de 200 álbuns foram confeccionados inicialmente e distribuídos gratuitamente no instituto. Além disso, outros 3 mil estão sendo enviados para assinantes da Revista Pontinhos, publicação trimestral em braille. 
O álbum tem disposição das figurinhas do mesmo jeito que o álbum comum, sendo que o diferencial é que cada seleção tem uma página a mais em que vem a legenda escrita em braile com todos os jogadores. 
De acordo com o diretor da Divisão de Educação do IBC, Luigi Amorim, a decisão partiu depois de um aluno chamar sua atenção para essa questão. Ainda segundo o diretor, o que falta para proporcionar total independência e autonomia às pessoas com deficiência visual é que a figurinha tenha um corte em cima para identificar se ela está de cabeça para cima ou para baixo.
As pessoas com deficiência visual interessadas em colecionar as figurinhas da Copa e colá-las no álbum podem usar como auxílio o aplicativo chamado Lookout, que lê imagens. “O aplicativo lê o número da figurinha e ali eles têm todas as informações que a figurinha traz como altura, peso, nome do jogador e ano em que estreou na seleção”, explicou Luigi. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)