Notícias | Entretenimento

Escritora varginhense de 18 anos lança seu primeiro livro nesta sexta-feira

Carolina Lima / Varginha Online | 20/10/2022 - 09:18:02
(Foto: Divulgação)
Nesta sexta-feira (21), a escritora Alice da Silva Zanon, 18 anos, fará o lançamento de seu primeiro livro, intitulado “Antes que eu me afogue”. O evento terá início às 20h na Pizzaria Alcapone, localizada na Rua Alberto Cabre, 566, Vila Pinto. 
Em entrevista ao Varginha Online, Alice contou que começou escrevendo histórias em quadrinho e que aos 12 anos deu início aos primeiros projetos de literatura romântica.  
“Eu dificilmente conseguia terminar uma história, eram muitas ideias, eu tinha dificuldade em colocar tudo no papel e vivia uma insegurança muito grande, que por muito tempo me impediu de terminá-los. Então, passei a escrever poemas e textos de teor reflexivo, onde usei minhas redes sociais para alcançar os meus primeiros leitores e divulgar a minha escrita”, disse a autora. 
Sobre o livro “Antes que eu me afogue”, Alice contou que o processo de escrita levou cerca de um ano, e que antes de sentar e escrever o romance foi necessária muita organização. A escritora realizou diversas pesquisas sobre o tema central abordado na história: Mulheres vítimas de relacionamentos abusivos.
“Após ficar imersa no assunto, eu criei os personagens. Fiz a ficha de cada um, decidindo aparência, personalidade, história de vida, defeitos, qualidades, gostos e sonhos. Escrevi o que eu queria ver, como iria começar a história de Lily (personagem principal), o que ela estava passando, quem eram seus amigos, o que ela pensava, qual seria a grande reviravolta, quais seriam os arcos dramáticos, e escrevi um resumão.  
Então fui dividindo os capítulos, descrevendo o que aconteceria em cada um e qual a importância que possuíam para o enredo, até finalmente sentar no computador e escrever. Eu criei um planejamento que serviu como um guia, para que eu não me perdesse, assim, todas as vezes que eu sentava em frente ao computador eu sabia exatamente o que eu precisava escrever e não ficava vagando e escrevendo cenas que não possuíam importância. O planejamento pode mudar com certeza, mas ele evita os bloqueios criativos”, contou.  
Alice relatou que a ideia de escrever uma história com esta temática veio através do seu interesse pelas lutas sociais, “o machismo em nossa sociedade existe e isso é inegável, ver quantas mulheres são assassinadas e agredidas, simplesmente por serem mulheres, a vida inteira me revoltou. E quando esta pauta de “relacionamento abusivo” surgiu na internet eu precisei estudar, eu quis estar por dentro e entender de perto o que essas vítimas passavam”, ressaltou a escritora. 
A história de “Antes que eu me afogue” gira em torno de Lily, que segundo a autora representa todas as mulheres vítimas de um relacionamento abusivo, seja familiar ou amoroso, mulheres que são violentadas fisicamente ou psicologicamente. A personagem é uma mulher sensível, intensa e forte, cresceu presenciando o relacionamento conturbado dos pais, procurando sempre ser uma filha perfeita, anulando os próprios sentimentos e vontades. Ao viver o próprio relacionamento, Lily acaba enfrentando abusos por parte de seu namorado Luke, que a agride e diminui. E dessa forma, ela precisa encontrar uma maneira de se libertar e viver conforme seus próprios sonhos. 
De acordo com Alice Zanon, os leitores podem esperar grandes emoções com o enredo, “É uma leitura sensível, com diversas reflexões sobre a vida, sobre amizades, família, amor-próprio e sonhos”, disse. 
Sobre o processo editorial, Alice contou que chegou a enviar o livro para quatro editoras que admirava e obteve resposta de duas delas, optando pela que possuía mais experiência no mercado literário, com 10 anos de estrada.  
“Eu quis uma capa em que tivesse uma personagem com a descrição de Lily e passasse um ar reflexivo e poético, que não fosse literal. Eu adorei os tons de azul e roxo que foram usados, achei que tudo combinou perfeitamente com o título”, explicou. 
Sobre o evento de lançamento, Alice falou sobre seu sentimento ao ver seu livro publicado. “Eu sonho com esse momento a minha vida inteira, não existe uma época da minha vida em que eu não estivesse escrevendo, lendo e criando as minhas próprias histórias. Ser escritora não foi algo que simplesmente aconteceu de uma hora para a outra, mas faz parte de quem eu sou desde que eu nasci e ver que finalmente o meu sonho está ganhando forma e tendo a possibilidade de atingir as pessoas, é uma sensação única. Não tem preço”, e completou “Acima de tudo, a arte para mim possui um papel extremamente importante na sociedade, de ajudar e transformar vidas”, finalizou.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)