Notícias | Geral

Possível greve dos coletores de lixo de Varginha; Sindicato e Prefeitura se manifestam

Larissa Moura / Varginha Online | 27/08/2022 - 18:13:11
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (24), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Varginha (SindServa), Miller Fagundes Jorge, se manifestou sobre a possível greve dos coletores de lixo da cidade que pedem por melhorias nas condições de trabalho. 

De acordo com o presidente do SindServa, no começo da semana, os trabalhadores acionaram o sindicado e informaram que ficaram sabendo pela “rádio-pião”, que o sistema de pagamento das horas extras seria modificado.  
De acordo com Miller, a reclamação não está relacionada somente ao salário e ao pagamento da hora extra, mas também às más condições de trabalho como de equipamentos e caminhões, falta de equipamentos de proteção individual (EPI) e falta de exames periódicos. Além disso, alguns servidores não estão recebendo o pagamento de insalubridade e estão com as férias atrasadas.  
“Hoje, o salário-base do coletor é de R$ 1.298,00 mais 40% de insalubridade por terem contato direto com o lixo. A maioria desses servidores dobra e até triplica sua jornada de trabalho para receber hora extra”, explicou Miller. 

De acordo com o sindicato, no mês de maio, foi realizada também a solicitação de uma vistoria por Técnicos de Segurança do Trabalho nos caminhões da coleta. Foi constatado que dois caminhões que estavam em funcionamento precisavam de manutenção, sendo que outros quatro estavam parados devido à falta de peças. O setor de Engenharia de Segurança do Trabalho analisou as condições dos caminhões e solicitou que sejam tomadas as providências e manutenções imediatas, visando a saúde e integridade dos trabalhadores, sendo que um deles já teve a integridade comprometida por esse motivo.  
“Durante a coleta de lixo, um caminhão estragou. Quando o motorista e o coletor voltaram ao pátio, receberam uma ordem para que continuassem o serviço em um caminhão da coleta seletiva. No trajeto, esse coletor caiu do caminhão e acabou se machucando. Eles estavam em um caminhão que não era próprio para a coleta, o que resultou no acidente”, afirmou Miller Fagundes. 
Um ofício foi encaminhado pelo SindServa ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, requerendo uma negociação coletiva com o município em caráter de urgência. A reunião foi marcada para esta sexta-feira (26).   
“Quero deixar um apelo à nossa administração, para tratar os nossos servidores com carinho e respeito, e trazer informações diretas a eles e ao sindicato, para que eles se sintam valorizados”, concluiu o presidente do SindServa. 

O que diz a prefeitura 

Em um vídeo publicado na terça-feira (23), o Prefeito de Varginha, Vérdi Melo, esclarece que os salários dos coletores foram fixados através de concurso público. “Nós não queremos aqui fazer qualquer tipo de redução nos salários dos coletores, pelo contrário, nós defendemos o projeto que está tramitando no congresso nacional fixando o piso em todo Brasil. Se isso acontecer, obviamente vamos fazer aqui. Agora, o município de Varginha fazer um aumento diferenciado para os coletores é humanamente impossível”, disse o prefeito. 

Vérdi ainda concluiu dizendo que a greve é um direito de todos, e as consequências recaem sobre toda sociedade, já que é um serviço essencial à população e não pode ser interrompido.
Com informações de Ana Luísa Alves.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)