Notícias | Saúde

Ministro da Saúde anuncia inclusão de tecnologia no SUS para tratar AVC

Larissa Moura / Varginha Online | 13/08/2022 - 10:11:40
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão da trombectomia, procedimento utilizado na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento deve ser implantado até o final de 2022 e consiste na inserção de um cateter no vaso sanguíneo para remover o bloqueio e restaurar o fluxo para a área afetada.  

De acordo com o ministro, a tecnologia foi avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). "São 88 centros do Brasil que realizam o tratamento especializado no AVC, mas não são todos esses que terão essa tecnologia em um primeiro momento. Isso é feito degrau por degrau. Só pode estar disponível naqueles centros onde há qualificação técnica de equipes de profissionais habilitados”. 
A adoção do procedimento já havia sido comunicada em portaria publicada em fevereiro de 2021, mas ainda não foi concretizada nos hospitais. Segundo Queiroga, o critério para escolha dos locais que receberão a tecnologia serão os indicadores de cada um dos hospitais, como dados de mortalidade por AVC, tempo de internação e reinternações, pacientes que são tratados com trombolíticos e a experiência dos médicos. 
Queiroga ainda explicou sobre os custos dessa nova tecnologia. "No caso da trombectomia, foi avaliado, e a razão de custo e efetividade incremental está dentro do patamar de limiar que o sistema brasileiro suporta financiar. Essa questão dos custos não é a maior preocupação em relação a essa terapia. A nossa maior atenção é garantir que os resultados dos ensaios clínicos se repliquem na prática". 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)