Notícias | Geral

Centro de Equitação e Equoterapia em Varginha oferece modalidade terapêutica gratuita para pessoas com necessidades especiais

Larissa Moura / Varginha Online | 13/08/2022 - 09:58:54
(Foto: Roberta Gonçalves)

O Dia Nacional da Equoterapia foi comemorado nesta semana, no dia 8 de agosto, com o objetivo de divulgar essa modalidade terapêutica. A Equoterapia é baseada na reabilitação de pessoas com deficiência ou necessidades especiais através de um cavalo, que funciona como aliado nesta abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação. Em Varginha, esse trabalho terapêutico é realizado pelo Centro de Equitação e Equoterapia do Sul de Minas (Equosaúde), que oferece um programa de gratuidade para pessoas que comprovem a necessidade. 

Em entrevista ao Varginha Online, a Presidente do Centro, Roberta Gonçalves explicou que no local são desenvolvidos projetos voltados para a reabilitação, inclusão e socialização de pessoas de todas as idades, na região do Sul de Minas. “As atividades podem ser realizadas por crianças, adultos e idosos que apresentem transtornos, distúrbios e necessidades especiais tanto na área da saúde como na educação, que possuam encaminhamento médico para a prática da Equoterapia”, disse Roberta Gonçalves.

Foto: Roberta Gonçalves
A Equosaúde foi criada em 2007, sendo reconhecida e filiada à ANDE - Associação Nacional de Equoterapia, órgão que regulamenta, fiscaliza e apoia os centros que oferecem equoterapia. De acordo com a Presidente, o local possui uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, técnico em equitação, psicólogo e psicopedagogo e atende diariamente cerca de 100 praticantes diretamente, através de parcerias com o poder público municipal, programas sociais e atendimento particular. 
“Na Equosaúde cada praticante recebe um tratamento personalizado, considerando suas características e exigências. A interação com o animal, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima para o praticante. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio”, disse Roberta.

Foto: Roberta Gonçalves
Os cavalos utilizados para essas práticas precisam ser extremamente mansos e adestrados ao ponto de não reagirem a qualquer estímulo. Além disso, são necessários três profissionais para acompanhar os praticantes, como um guia para puxar o cavalo e dois profissionais habilitados por intermédio de curso reconhecido pela Associação Nacional de Equoterapia. 
Para conhecer os programas e projetos é necessário entrar em contato através do telefone (35) 99952-7607, e-mail equoaude@live.com ou pelo Instagram @equosaude. Após o contato, é agendado um primeiro encontro para apresentação da estrutura, profissionais e animais que serão utilizados. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)