Notícias | Cidades

Sebrae Minas apresenta Plano Estratégico para Varginha

Com assessoria | 12/08/2022 - 09:30:32
(Foto: Asscom /Divulgação)

Mais de cem profissionais contribuíram para o planejamento, que visa fortalecer o município como uma das referências em logística e comercialização de café do estado

Foi lançado na última terça-feira (9), o Plano Estratégico de Varginha, iniciativa para o fortalecimento da imagem do município como um dos maiores centros logísticos e de comercialização de café do estado. A apresentação ocorreu na sede da Agência do Sebrae Minas, instituição idealizadora da ação, e foi realizada por Emílio Beltrami, consultor internacional em estratégia para municípios e responsável pela construção do planejamento.
Também participaram o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo; o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho; o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira; e o analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa, responsável pela condução do projeto. Durante o evento foram empossados os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Varginha, grupo responsável por definir a implementação das diretrizes.
O Plano Estratégico foi precedido por estudo que envolveu a consulta a mais de cem profissionais do município, de diversos segmentos, e o levantamento de dados sobre a importância do café e do setor logístico para a economia local. De acordo com as informações obtidas, 45% da comercialização do grão do tipo arábica do mundo ocorre em um perímetro de 400 km a partir de Varginha. A cidade vende 25 milhões de sacas de café por ano e tem uma capacidade de armazenamento estático para 10 milhões de sacas. O produto representa 50% da arrecadação econômica local.
Além do potencial existente, o Plano também identificou os pontos que necessitam de investimento. Entre eles, está a demanda por geração de conhecimento, pesquisas avançadas e inovação. O gerente da Regional Sul do Sebrae Minas considera o estudo valioso para o futuro dos negócios do município. “Temos muito trabalho pela frente. A partir de agora, o plano será colocado em prática e poderá passar por adequações, conforme a necessidade,” explica Rodrigo Pereira.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)