Notícias | Cidades

Agosto Dourado - mês de incentivo ao aleitamento materno; Saiba da importância e de como doar em Varginha

Larissa Moura / Varginha Online | 06/08/2022 - 17:59:24
Doação não precisa ser em grande quantidade (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Durante o mês de agosto é comemorado o "Agosto Dourado", que tem como finalidade incentivar o aleitamento materno. A cor ouro está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, já que nenhum alimento consegue substituí-lo. Algumas mães que por alguma razão não conseguem amamentar, precisam de doações de leite para alimentar seus bebês. 
De acordo com a Coordenadora do Banco de Leite de Varginha, Clêuma Reis Rodrigues, o Agosto Dourado é muito importante, “Antes nós só tínhamos a semana mundial do aleitamento materno, que era a primeira semana de agosto, e agora ficamos com o mês todo para a gente trabalhar em cima desse incentivo a amamentação”.
Durante o inverno, entre junho e setembro, o número de doadoras tende a cair, o que ocasiona a diminuição do estoque de leite materno pasteurizado. Por isso a importância dessa conscientização no final do inverno. Clêuma explica que muitas mães acham que não estão produzindo leite suficiente durante esta estação, porque não sentem o leite “vazando”, e como não percebem essa perda, acham que não têm leite para o filho e nem para doar.
As doações de leite materno são destinadas aos bebês prematuros da UTI Neonatal, onde geralmente existem mães que não produzem o leite ou a quantidade necessária. “Nós sabemos que a amamentação é um ato fisiológico, mas precisa de acompanhamento e apoio. Às vezes a criança pega a mama de forma errada, machuca, isso leva a um quadro de dor, sangramento e faz com que a mulher não tenha estímulo para amamentar. Sendo que o que faz a mãe produzir leite é a língua do bebê, por isso a criança precisa sugar de 20 a 30 minutos a cada 2 a 3 horas para estimular essa produção”, diz Clêuma .  
Para doar, as mulheres devem estar em período de amamentação exclusivo ao leite materno, não podem fazer uso de cigarro, medicamentos controlados e bebidas alcoólicas. O cadastro pode ser realizado através do telefone 3690-2001 ou 3690-2808.
“Todas as quartas-feiras nós vamos passar na casa dela para pegar o vidro que ela coletou e deixar um outro vidro. Às vezes as mulheres acham que para serem doadoras, precisam realizar a doação em grande quantidade, mas não, a mãe se quiser tirar 30 ml por dia, e colocar em um vidro no congelador, por semana ela vai coletar 210 ml, e no mês ela vai doar 840 ml, e isso faz uma diferença muito grande", completa a coordenadora. 
Em Varginha, durante o mês de julho, foram distribuídos 92 litros de leite no Hospital Regional do Sul de Minas. 

A importância do leite materno 

Segundo a coordenadora do banco de leite, toda criança deveria receber só leite materno exclusivo até 180 dias de vida, que são os 6 primeiros meses. Após esses meses, entra o alimento intercalado com a amamentação até dois anos de idade. “Nós sabemos que o leite é o alimento mais completo do mundo para crianças. É perfeito, de graça, na temperatura ideal, sem contaminação e não possui risco nenhum à saúde”. 

O banco de leite em Varginha e Região

Em Varginha, o banco de leite fica localizado no Hospital Regional, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para almoço. Toda mãe pode procurar o banco para realizar doação ou para ser orientada sobre tudo que envolve a amamentação.
Além disso, na região existem pontos de coleta em que as mães podem procurar e receber a assistência. Confira:
  • Três Corações: Hospital São Sebastião;
  • Alfenas: Santa Casa, Vida Viva e Hospital Alzira Velano;
  • São Lourenço: Santa Casa;
  • Pouso Alegre: Hospital Samuel Libânio.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)