Notícias | Geral

Incêndio atinge vegetação no bairro Vila Floresta, em Varginha

Larissa Moura / Varginha Online | 21/07/2022 - 12:44:59
(Foto: Larissa Moura / Varginha Online)

Atualização às 15h07 do dia 21/07/2022

Na manhã desta quinta-feira (21), um incêndio atingiu uma vegetação de aproximadamente 5 hectares, no bairro Vila Floresta, em Varginha. De acordo com o Corpo de bombeiros, o fogo atingiu duas áreas de pastagem, na Rua Cel. João Antônio dos Reis, onde houve diversos focos. Foram usados aproximadamente 7.000 litros de água para apagar as chamas e o trabalho foi realizado por três equipes dos bombeiros em pontos estratégicos.

Ainda segundo os bombeiros, foram usadas também técnicas com abafadores, sopradores, e mochilas costais que carregam água até os locais em que os veículos não chegam, para impedir que o fogo se alastrasse em uma mata. Muita fumaça atingiu as casas da vizinhança. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Prática é crime 

A prática de colocar fogo em terrenos baldios, pastos, matas ou em outros lugares, configura crime (artigo 250 do Código Penal e artigo 41 da Lei 9605/98) com penas que variam de 2 a 6 anos de prisão, além do pagamento de multa.
Além de ser considero crime, as queimadas causam danos ao meio ambiente, trazem efeitos nocivos à saúde das pessoas e também causam prejuízos. De acordo com um levantamento realizado pela Cemig, que cerca de 20 mil clientes (unidades consumidoras) ficaram sem energia entre janeiro e abril de 2022, após 34 interrupções causadas pelas queimadas.

Proprietários de terrenos atingidos por queimadas podem ser multados

De acordo com a Lei Municipal 6728/2022, que dispõe sobre a limpeza de faixa de domínio e de terrenos urbanos baldios, os proprietários são obrigados a mantê-los, permanentemente, roçados e limpos de entulhos. E caso de queimadas, se autor do ato não for identificado, o proprietário do terreno atingido será responsabilizado. A multa para esses casos é de 1% do valor venal do imóvel.
A limpeza dos lotes contribui não só para evitar as queimadas irregulares, como também o aparecimento e a proliferação de animais peçonhentos, insetos e os focos do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus, da febre amarela e da chikungunya. 

Denuncie

Para áreas urbanas, a Guarda Civil Municipal de Varginha recebe denúncias de queimadas pelos telefones 153 e 3690-2714. Para todos os tipos de áreas, a denúncia pode ser feita de maneira anônima, bastando ligar gratuitamente para o telefone 181.
Em caso de queimadas, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)