Notícias | Geral

Varginha ocupa a 27ª colocação em ranking com as 50 melhores cidades de médio porte do Brasil em 2022

Larissa Moura / Varginha Online | 05/07/2022 - 14:41:03
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

A cidade de Varginha está entre as 50 melhores cidades de porte médio do Brasil de 2022, é o que aponta um ranking publicado na última semana em uma edição especial da revista IstoÉ. A pesquisa realizada pela Austin Rating em parceira com a Editora Três, analisou, classificou e mapeou o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros.

A análise foi realizada em três categorias, sendo municípios de porte grande, médio e pequeno. Entre as cidades 50 de médio porte, Varginha foi classificada em 27º lugar com 179.0812 pontos.
 Já no ranking geral, com as 50 melhores cidades, Varginha não aparece. Das cidades do Sul de Minas, Poços de Caldas foi o destaque, ficando na 31º colocação no ranking geral, e em 8º na categoria de porte médio. 
O ranking considerou a pontuação dos municípios em 16 categorias, após a análise de 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital, as cidades foram elencadas baseadas na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
A análise dos indicadores ocorreu de forma quantitativa e qualitativa com as categorias divididas em Indicadores Fiscais para analisar a capacidade de arrecadação, execução de orçamento, aplicação na saúde e educação, e capacidade de pagamento; Indicadores Econômicos como padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior; Indicadores Sociais com os dados da atenção ao jovem, educação, responsabilidade social, habitação e qualidade de vida; e Indicadores Digitais de mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.
As informações e dados foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

Desenvolvimento econômico da cidade

Em 2021, Varginha implementou um programa de retomada econômica e vem se destacando na atração de novos investimentos. Foi a primeira cidade de Minas Gerais a assinar o decreto de Liberdade Econômica, facilitando os investimentos por parte dos empreendedores.
Além da localização estratégica, cerca de 300 km das três maiores capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), Varginha possui ótima infraestrutura como aeroporto, um Porto Seco, faculdades e boa estrutura de saúde.
Recentemente a cidade recebeu o anúncio de investimento na ordem de R$ 300 milhões com a instalação de uma unidade do Grupo Marelli. A empresa ocupará cerca de 25% do galpão de 83.000 m² que está sendo construído no condomínio Citlog em parceria com a Hedge Investments e o Porto Seco Sul de Minas, com apoio do governo do estado e da prefeitura municipal.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)