Notícias | Cidades

Varginha tem um caso suspeito de varíola dos macacos sob investigação

Da redação | 29/06/2022 - 20:29:00
(Foto: Canva.com)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em Minas Gerais. O registro é de um homem de 33 anos que chegou da Europa no último domingo (26).

 A investigação confirmou que se trata de caso importado. O paciente está estável, em isolamento domiciliar. As pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados e até o momento não houve identificação de caso secundário.
Além do caso já confirmado, a SES-MG informou que investiga outros três casos suspeitos, entre eles um em Varginha.
“Até o momento, os casos suspeitos não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático”, diz trecho da nota divulgado pela secretaria. 
Mas de acordo com o portal de notícias G1, a prefeitura de Varginha informou que o caso investigado trata-se de uma mulher de 57 anos que esteve em viagem na Europa. Ainda segundo o G1, a mulher buscou atendimento em um posto de saúde no sábado (25) e teve o material colhido e enviado para análise na Funed.
Segundo SES-MG , os outros casos investigados são da cidade de são de Juiz de Fora, Varginha e Pará de Minas.
A SES-MG já descartou 7 suspeitas da varíola dos macacos no estado: três de Belo Horizonte, dois de Ituiutaba, um de Ribeirão das Neves e um de Ouro Preto.

Casos no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, outros 21 casos foram confirmados no país. Minas Gerais é o quarto estado com pacientes com a varíola dos macacos, que já havia sido diagnosticada em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Causada por um vírus da mesma família da varíola humana, a variação ´monkeypox´ é menos nociva à saúde. Os sintomas costumam ser leves e duram apenas cerca de três semanas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)