Notícias | Educação

Inscrições para processo seletivo de ensino técnico do CEFET-MG começam em agosto

Carolina Lima / Varginha Online | 28/06/2022 - 14:16:33
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

O processo seletivo para ingresso na Educação Profissional Técnico de Nível Médio do CEFET-MG para o ano de 2023, em breve abrirá inscrições, a previsão é que comece a partir do dia 8 de agosto até 15 de setembro; e as provas, em 23 de outubro. A Coordenação de Processos Seletivos do CEFET-MG (Copeve) ainda não divulgou o edital. 

As informações oficiais serão divulgadas no edital a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página da Copeve. A Coordenação ressalta que é importante e obrigatória a leitura do documento antes da inscrição, assim como a consulta em todas as etapas. Isso porque, o edital contém datas, prazos, lista de documentações exigidas e todas as informações e regras necessárias para participação no processo seletivo.

Conheça as informações preliminares:

1) Modalidades ofertadas: integrada, concomitância externa e subsequente:
Integrada – cursos oferecidos aos candidatos que concluíram o Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o estudante fará o curso técnico e o Ensino Médio no próprio CEFET-MG, no período integral (manhã e tarde), com duração de três anos (mais estágio);
Concomitância externa – cursos oferecidos aos candidatos que concluíram a primeira série do Ensino Médio e estão regularmente matriculados na segunda ou terceira séries do Ensino Médio em outra instituição de ensino, simultaneamente, durante sua permanência no CEFET-MG. Nessa modalidade, o estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos (mais estágio);
Subsequente – cursos oferecidos aos candidatos que concluíram o Ensino Médio. Nessa modalidade, o estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno, com duração de um ou dois anos (mais estágio).
2) O período de inscrições será de 08/08 a 15/09 de 2022.
3) O valor da taxa de inscrição será de R$80,00.
4) O período de inscrição para o Programa de Isenção de Taxa de Inscrição será de 08 a 30/08 de 2022.
5) A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), por meio da aplicação de um caderno com provas objetivas, constituídas de questões de múltiplas escolhas. O caderno de provas conterá 40 questões elaboradas a partir de uma Matriz de Referência do Ensino Fundamental para as Áreas do Conhecimento de Linguagens e Matemática, sendo 20 questões de Linguagens e 20 questões de Matemática.
5.1) A obra literária indicada para a prova de Literatura Brasileira será “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, disponível gratuitamente na Internet e que poderá motivar abordagens interdisciplinares na elaboração de questões das outras provas. CLIQUE AQUI para ler mais informações acerca da obra literária indicada.
6) O Exame será realizado no dia 23/10 de 2022 (domingo).
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)