Notícias | Esportes

Diretoria do VEC anuncia transformação do clube em SAF; decisão foi unânime

Vinícius Ramos / Varginha Online | 30/05/2022 - 20:19:01
VEC aprova a transformação do clube em SAF (Foto: Divulgação/VEC)
Um clube-empresa: essa é a nova realidade do Varginha Esporte Clube (VEC). O anunciou foi feito nesta segunda-feira (30), após aprovação do Conselho Deliberativo em transformar o clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
A decisão foi tomada em uma assembleia geral no escritório de advocacia "Chalfun Advogados", responsáveis pelo processo e que também atuaram na transformação do Cruzeiro. A SAF do Varginha Esporte Clube foi aprovada por unanimidade.
“A diretoria do clube comemora a aprovação e espera que, através da transformação do clube em SAF, possa captar investidores para o clube. Esse é o passo inicial para que investidores possam se interessar no clube”, disse o clube em nota.

Busca por investidores

Segundo Matheus Bonjorni, diretor-executivo do VEC, a concretização da transformação em SAF pode atrair novos investidores e os bons resultados obtidos em pouco mais de um ano de reativação do clube, que ficou inativo por 11 anos, podem contribuir nas negociações.
“Temos pouquíssimos recursos e fazemos um belo trabalho. Fomos vice-campeões logo no primeiro ano. Temos 2 categorias de base na primeira divisão e estamos nos saindo bem no módulo II, com possibilidade de acesso para a elite nesse segundo ano de trabalho”, disse.
A nota emitida pelo clube também informa que mesmo com a aprovação, ainda não há nenhuma proposta concreta de empresas interessadas na aquisição da SAF do VEC. Porém, algumas especulações de possíveis investidas já estão com a diretoria, que irá analisá-las.
Em 2021, no primeiro ano de retorno, o VEC conquistou o acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro, com o vice-campeonato da Segunda Divisão do estadual. O time é o atual 4º colocado na divisão de acesso à elite, com 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
 
VEC conquistou o vice da Segundona e vem bem no Módulo II. Foto: Laíza Caldonzado/VEC

O que é a SAF?

A sigla SAF ficou muito conhecida no final de 2021, após o ex-jogador Ronaldo Nazário confirmar a compra de 90% das ações da SAF do Cruzeiro pelo valor de R$ 400 milhões. Botafogo, Vasco, América-MG e Athletic Club, de São João del-Rei, são outros exemplos.
A lei da Sociedade Anônima do Futebol (Lei 14.193/2021), foi promulgada no dia 6 de agosto de 2021 e permite que os clubes de futebol sejam transformados em empresas, com a aprovação do Conselho Deliberativo do clube, como fez o VEC.
"Na prática, é uma empresa cuja atividade principal consiste na prática do futebol em competições profissionais, diferentemente do modelo tradicional de clubes no Brasil, que, por sua maioria, não tem fins lucrativos", disse o especialista em entrevista ao portal UOL.

Compra do Cruzeiro pelo ex-jogador Ronaldo apresentou a sigla SAF ao Brasil . Foto: Divulgação/Cruzeiro
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)