Notícias | Agronegócio

Fiscalizações defendem sanidade dos rebanhos mineiros

Agência Minas | 13/02/2022 - 18:40:47
(Foto: Divulgação / Ima)

Balanço da Defesa Sanitária Animal aponta para realização de mais de 50 mil ações em 2021 em todo o estado

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), divulgou, nesta quinta-feira (10/2), balanço de ações e resultados de 2021 da Defesa Sanitária Animal. Foram 51.722 ações fiscalizatórias presenciais e remotas dos programas sanitários relacionados a eventos pecuários (3.966); controle e erradicação da brucelose e tuberculose (3.996); controle da raiva dos herbívoros  (541); encefalopatia espongiforme bovina (vaca louca) (733); febre aftosa (12.516); sanidade avícola (3.346);  sanidade dos animais aquáticos (328); sanidade das abelhas (107); sanidade dos caprinos e ovinos (697); sanidade equídea (4.140); sanidade suídea (2006) e fiscalização dos produtos de uso veterinário (19.346).
As ações fiscalizatórias realizadas no campo são monitoradas por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). Em 2021, inovações no sistema permitiram a geração de dados detalhados e análises precisas, favorecendo a gestão da área.
O gerente de Defesa Sanitária Animal, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias, analisa o balanço positivo. “O planejamento de 2021 foi executado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Isso mostra a dedicação e compromisso dos servidores à frente do acompanhamento, supervisão e gestão das execuções”, afirma.

Qualidade da produção

A Defesa Sanitária Animal contribui para o setor produtivo na medida em que mantém os status sanitários, monitorando a ocorrência das doenças nos rebanhos e, consequentemente, mantendo a qualidade da produção mineira e as exportações de produtos.
Além das fiscalizações dos estabelecimentos rurais e comerciais vinculados à sanidade animal em 2021,  destacam-se também os ótimos índices vacinais contra a febre aftosa (97.5% média das etapas) e brucelose (78.5%).
No ano de 2021, outra ação importante executada foi o atendimento a ocorrência de caso da encefalopatia espongiforme bovina atípica, mais conhecida como doença da vaca louca. “O IMA demostrou  rapidez e qualidade necessárias para executar as medidas sanitárias do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina”, ressalta Dias.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)