Vários alertas de chuvas intensas foram emitidos pelo Inmet durante essa semana em Varginha e região. Estradas interditadas, famílias desalojadas por causa dos alagamentos e deslizamento de terras, tudo em decorrência das fortes chuvas. Com isso, a preocupação com as redes elétricas também surgiu.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta que água e energia elétrica não combinam. “Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o 116, que funciona 24 horas por dia”, afirma. O especialista ressalta, ainda, que somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica.
A Cemig ainda orienta acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, que evitem sair de casa. Confira algumas dicas.
- Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger das inundações.
- Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou os pés úmidos.
- Jamais tente desligar ou religar energia da rede elétrica da Cemig por conta própria.
- Não tente carregar aparelhos móveis como celulares e tablets em locais úmidos.
- Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que o mesmo não esteja conectado na tomada.
- Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, pois o mais comum é que as descargas atmosféricas caiam em locais mais altos.
- Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.
- Tampas de caixas d’água, telhas e outros materiais que podem ser levados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas.
- Evite locais sujeitos a alagamento