A inflação geral na cidade de Varginha, mensurada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis através do IMPC (Índice Municipal de Preços ao Consumidor), apresentou alta de 0,81% no mês de dezembro comparada com o mês anterior. Desde o início da pesquisa em julho de 2021 o indicador já acumula alta de 5,80%.
O IMPC-Unis é composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação (em domicílio e fora do domicílio); Habitação (despesas residenciais como energia elétrica, gás de cozinha, água, itens de limpeza em geral e de higiene pessoal); Transporte (combustíveis e transporte público); Educação (mensalidades escolares em diferentes níveis) e Comunicação (planos de telefonia e de internet). Esses grupos são divididos em 11 subgrupos, compostos por 44 itens e totalizando 503 preços coletados entre diferentes tipos, marcas e locais na cidade.
Pelo segundo mês consecutivo, o grupo que apresentou a maior alta geral foi comunicação (6,75%). Isso ocorreu devido aos reajustes dos planos básicos de internet (4,10%) e dos planos básicos de telefonia (11,57%).
O grupo habitação teve alta de 1,69%. Neste grupo os destaques de alta foram o gás de cozinha (2,44%) e itens de higiene pessoal (2,10%). Já os itens de limpeza em geral da residência apresentaram queda (-1,62%).
Após dois meses de queda, o grupo alimentação demonstrou no mês de dezembro aumento de 1,34%. Os destaques de alta foram batata (54,81%), tomate (43,25%) e cebola (20,10%). Esses produtos hortifrutigranjeiros tiveram seus preços influenciados pelo período da entressafra e por fatores climáticos ocorridos nas regiões produtoras. Os alimentos com maiores quedas nos preços médios foram carne de frango (-12,50%), alho (-9,79%) e arroz (-4,70%). A diminuição da demanda interna e externa por estes produtos é a principal explicação para esse comportamento do preço.
Desde o início da pesquisa em julho de 2021, já foram quatro altas e apenas uma queda no IMPC de Varginha refletindo assim o forte impacto da inflação no cotidiano das pessoas. No mês de dezembro somente o grupo transporte apresentou diminuição no indicador, já os grupos comunicação, habitação e alimentação apresentaram comportamento de alta. O destaque maior foi para o comportamento dos produtos hortifrutigranjeiros que se encontram no período da entressafra com menor oferta e forte alta nos preços médios. A diminuição nos preços dos combustíveis, mesmo que muito tênue em relação à forte alta ocorrida no ano de 2021, contribuiu para que o índice de inflação de Varginha não fosse ainda maior.