O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta quarta-feira (1º) que a empresa MRS Logística, protocolou quatro pedidos para construção e operação de ferrovias no âmbito do programa Pro Trilhos, em Minas Gerais.
No Sul de Minas, a concessionária solicitou a outorga de uma ferrovia entre Varginha e Andrelândia. O ramal ferroviário de 143 quilômetros será utilizado para a movimentação do café produzido na região.
De acordo com Ministério da Infraestrutura, com os cinco novos pedidos, investimentos privados pelo regime de instrumento de outorga por autorização, atingem R$ 150 bilhões. Em três meses, o programa já recebeu 36 requerimentos de empresas interessadas em construir e operar 11.142 km de novos trilhos, em 14 estados do Brasil.
A MRS Logística, que atua no setor como concessionária – administrando 1.643 quilômetros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, se tornou a empresa que solicitou mais trechos ao Governo Federal até o momento.
Os novos pedidos da MRS foram:
- Unaí a Pirapora (MG) – 302 km de novos trilhos para transporte de grãos;
-
Varginha a Andrelândia (MG) – 143 km para transporte de café;
- Ouro Preto a Conceição do Mato Dentro (MG) – segmento com 213 km de extensão para transporte de minério de ferro e siderúrgicos;
- Rio Acima a Belo Horizonte (MG) – trecho de 42 km para transporte de minério de ferro.