Notícias | Saúde

Prefeitura de Varginha se pronuncia sobre a UPA e afirma que há pacientes em macas nos corredores aguardando internação

Iago Almeida | 27/10/2021 - 10:14:03
(Foto: Enviadas por leitor (exclusivas))

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha virou alvo de reclamações nesta semana. Isso depois de uma visita de três vereadores ao local no último fim de semana; Dandan do Mercadinho, Cristóvão Vilas Boas e Bebeto do Posto estiveram fiscalizando a unidade no sábado (23), e afirmaram indignação com a demora nos atendimentos e a superlotação.

Por meio de nota enviada ao Varginha Online na noite desta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal se pronunciou sobre o caso, afirmando saber que a UPA registrou um aumento na demanda de atendimentos e expondo a situação do local, onde diversos pacientes estão aguardando vagas para internações em hospitais da cidade. 
"É sabido que, além da demanda normal de pacientes que buscam o pronto atendimento para casos diversos, hoje, a UPA é o único local de atendimento à síndrome gripal no município e, por conseguinte, a demanda de atendimentos aumentou consideravelmente. Ademais, no respectivo dia supramencionado, havia pacientes que, apesar de já terem sido atendidos, precisavam aguardar na recepção a liberação dos resultados de exames solicitados pelo médico em consulta", explicou.
Segundo a Prefeitura, de acordo com dados estatísticos, comparando o número de atendimentos de junho e julho em relação a setembro e outubro, houve um aumento de 4.000 atendimentos/mês. Além disso, diversos pacientes estão aguardando vagas na rede hospitalar, alguns inclusive em macas nos corredores. A Prefeitura ainda pediu uma atenção especial aos hospitais da cidade, que liberem vagas e ajudem para que a UPA não fique superlotada.
"Hoje, dia 26 de outubro de 2021, temos 25 pacientes internados aguardando vaga na rede hospitalar e, desses pacientes, cinco estão em macas no corredor. É imprescindível, portanto, que a Rede Hospitalar dê uma assistência maior liberando vagas para que a UPA não fique superlotada com os pacientes que aguardam internações", citou a Prefeitura.

Foto: Enviadas por leitor (exclusivas)

Nota da Prefeitura de Varginha na íntegra

No sábado, dia 23 de outubro de 2021, os vereadores Cristóvão Vilas Boas, Bebeto do Posto e Dandan do Mercadinho compareceram à Unidade de Pronto Atendimento - UPA, em Varginha, a fim de fiscalizar o local e alegaram estar indignados com os atendimentos. 
É sabido que, além da demanda normal de pacientes que buscam o pronto atendimento para casos diversos, hoje, a UPA é o único local de atendimento à síndrome gripal no município e, por conseguinte, a demanda de atendimentos aumentou consideravelmente. 
Ademais, no respectivo dia supramencionado, havia pacientes que, apesar de já terem sido atendidos, precisavam aguardar na recepção à liberação dos resultados de exames solicitados pelo médico em consulta.
Havia ainda um grande número de pacientes aguardando vaga na Rede Hospitalar, mais especificamente, 30 pacientes internados aguardando leitos nos hospitais. É imprescindível, portanto, que a Rede Hospitalar dê uma assistência maior liberando vagas para que a UPA não fique superlotada com os pacientes que aguardam internações.
De acordo com dados estatísticos, comparando o número de atendimentos de junho e julho em relação a setembro e outubro tivemos um aumento de 4.000 atendimentos/mês.
Hoje, dia 26 de outubro de 2021, temos 25 pacientes internados aguardando vaga na rede hospitalar e, desses pacientes, cinco estão em macas no corredor.
Em relação ao problema de  falta de mão de obra alegado pelos vereadores, já foi solicitado aos Recursos Humanos a contratação de novos profissionais. Estamos, pois, aguardando o retorno para que eles possam ser chamados.
Por último esclarecemos, que pelas desmobilizações das estruturas dos centros de COVID-19, e ficando à UPA ,único local para atendimento covid, ainda que reduzido, mas é também, fator de aumento de fluxo no local.
IMPORTANTE RESSALTAR À POPULAÇÃO, QUE NÃO OBSTANTE, O MUNICÍPIO POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, DIREÇÃO DA UPA, E TODA REDE MUNICIPAL SUS, MANTÉM RIGOROSA VIGILÂNCIA, PARA QUE TODOS TENHAM  O MELHOR E MAIS RÁPIDO ATENDIMENTO DENTRO DA REDE SUS DE NOSSO MUNICÍPIO.

Depoimentos de usuários

Pelas redes sociais, muitos usuários da Unidade de Pronto Atendimento de Varginha se pronunciaram sobre o caso, alguns fazendo depoimentos importantes em relação ao atendimento do local. Confira alguns abaixo:
"Eu estava lá nesse dia (da visita dos vereadores). Para o atendimento médico não demorou, mas a medicação, no meu caso que estava cm pressão alta, foram duas horas e vinte minutos pra receber medicação. E quando me chamaram, falei para enfermeira graças a Deus que me chamaram pois estava com mto enjoo e dor de cabeça. E ela me disse, agradeça msm por eu ter achado a sua ficha aqui, porque vc poderia ficar ate seis horas pra receber medicação. Não contente, entrou na ala das enfermeiras e disse a sua colega de trabalho: Esse povo acha que tá num hotel. Fiquei indignada com sua postura, sem contar que tinha pessoas esperando medicação desde as 10 da manhã e isso já era mais de 14h. Vereadores viram as fichas das consultas e essa mesma enfermeira chegava onde fica as fichas de medicação, ela olhava e falava assim: bom você chegou tal hora, pode esperar mais um pouco, você também, você também, já esse eu vou medicar. E quando os vereadores chegaram, estavam ainda na recepção, essa mesma enfermeira falava assim: manda eles entrarem aqui e bater dois dedos de prosa comigo; a outra falou assim: tem paciente falando que vai chamar a EPTV, deixa chamar vou sorrir pra sair bem nas fotos. Sou usuária da UPA, nunca me deparei com duas enfermeiras tão mal educadas em toda minha vida. Quanto as outras enfermeiras, sempre com muita atenção e dedicação. Espero mesmo que haja melhorias pra todos, pros funcionários e pra usuários, pois dependemos da UPA", afirmou Deia Biancasteli, que presenciou a visita dos vereadores.
"Outro dia fiquei com minha mãe de sábado para domingo aí, com insuficiência respiratória; são muitos pacientes para poucos funcionários e o pior, isso desgasta ambas partes, quem espera pelo atendimento e os profissionais que tem que se desdobrar para dar conta de tudo!", citou Maira Becati. 
"Realmente, estive no domingo, desumano duas funcionárias dando banhos de leito na enfermeira dos homens, eram seis, apenas dois tomaram banhos sozinhos. Mudar roupa de cama, colocar fraldas, fazer curativos. Uma fábrica humana, sem contar paciente agressivo, falando nome feio para coitadas das técnicas de enfermagem. Vai ver o salário dos técnicos, faltando mão de obra", comentou Rosana de Souza.
"O atendimento da UPA está precário sim, mas vem muitas gente de outras cidades também para consultar ou internar na UPA. O que precisa é construir mais uma ou duas unidades da UPA em Varginha e deixar os hospitais para internação e socorro aos acidentados", disse Marcelo Carvalho.
"O atendimento na UPA tá péssimo mesmo. Médicos tem até medo de colocar a mão pra examinar a gente! Fora que nem sempre tem como sair do bairro que você mora e ir lá no Padre Vitor pra ser atendido. Acho um absurdo ter apenas um local como esse de pronto atendimento numa cidade enorme dessa! Passou da hora do Hospital Bom Pastor voltar atender os pacientes mais próximos do bairro Bom Pastor! Policlínica Central e demais UBS estão faltando medicamentos simples e que nem toda população tem como comprar! Tem uma lista enorme na farmácia de medicamentos que estão faltando", comentou Wellington Paulo.
"Tá horrível, passei a semana indo e vindo com meu filho e os médicos não estão dando a devida atenção no atendimento, 13 dias por um diagnóstico", citou Ellen Aparecida.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)