Notícias | Cidades

Cerca de 400kg de lixo são recolhidos durante ação no Rio Mandu em Pouso Alegre

Com assessoria | 20/10/2021 - 16:36:28
(Foto: Divulgação Prefeitura Municipal)

Nesta segunda-feira (18), equipes da Prefeitura de Pouso Alegre e da Associação Manducaí recolheram cerca de 400 quilos de lixo no Rio Mandu e no seu entorno como parte da celebração dos 173 anos de Pouso Alegre e do “Dia do Rio Mandu”, ambos comemorados no dia 19 de outubro.

A limpeza de um trecho do Rio Mandu contou com equipes das secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Agricultura Pecuária e Abastecimento, além de caiaqueiros da Manducaí, que percorreram não só parte do leito do Rio, como também a vegetação em sua margem para recolher lixo como borracha, garrafas plásticas, isopor, garrafas de vidro e pneus.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal
“Amanhã é considerado o dia do Rio Mandu e o rio é a história de Pouso Alegre. O Rio Mandu hoje está degradado e então a intenção nossa é tentar recuperá-lo para não perder esse rio tão importante pra cidade”, diz o caiaqueiro Matheus dos Santos Carneiro.
Após ser realizada em 2018 e 2019, a ação no Rio Mandu não aconteceu em 2020 por conta da pandemia, mas foi retomada esse ano buscando sua limpeza e preservação em uma data importante par ao município. 

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal
“Nós tentamos unir essas datas para fazer uma atividade simbólica e tentar despertar nas pessoas essa ação preservacionista”, destaca Renato Garcia Dias, secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
O secretário acrescenta ainda que o despejo irregular de lixo no rio e em seu entorno causa diversos problemas como alagamento, entupimento de bocas de lobo e danos ambientais e, por isso, ter consciência é fundamental. “Cada um fazendo a sua parte, a gente vai ter um coletivo melhor”, finaliza Renato.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)