Notícias | Cidades

Universitários de Varginha trabalham em projeto que desenvolve jogos para auxiliar no tratamento do Parkinson

Com assessoria | 06/10/2021 - 13:32:11

Hayslenne Andressa Gonçalves de Oliveira Araújo é aluna do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Grupo Unis e doutoranda em Ciências da Reabilitação na Universidade de Londrina (UEL). O projeto de doutoramento da Andressa tem como um dos seus objetivos desenvolver uma suíte de jogos digitais para o auxílio no tratamento de pessoas com doença de Parkinson.

Os jogos digitais já vêm sendo utilizados como ferramenta no tratamento de pacientes com Parkinson, mas sempre são utilizados jogos já existentes e estes são adaptados para as necessidades dos fisioterapeutas durante o tratamento. O projeto da Andressa pretende construir e disponibilizar à comunidade um conjunto de jogos digitais, cada um destinado a um tipo de atividade, que auxilia no tratamento de pessoas com Parkinson.
Para viabilizar o projeto da Andressa, foi criada uma equipe interdisciplinar com integrantes do Grupo Unis e da UEL para o desenvolvimento da suíte de jogos. O projeto conta com os seguintes integrantes: Prof. Rodrigo Franklin Frogeri (Coordenador do Grupo Unis), Profa. Suhaila Mahmoud Smaili (Coordenadora da UEL), Hayslenne Andressa Gonçalves de Oliveira Araújo (aluna responsável pelo projeto), Prof. Fabrício Pelloso Piurcosky (Chefe do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis), Prof. Alberane Lúcio Thiago da Cunha (Coordenador do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais), Prof. Rafael Hungaro Cabral (Docente do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais), Lucas Belisario de Souza Hungaro (aluno de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras), além dos alunos de Desenvolvimento de Jogos Digitais José Paulo Gomes Filho, Daniel Pereira e Marcio Mageski Marques.
A equipe interdisciplinar do projeto se reúne semanalmente para acompanhamento do desenvolvimento dos jogos e definição de diretrizes do projeto. No momento, o projeto conta com um integrante especializado em Design Gráfico para o desenvolvimento de materiais midiáticos do projeto como logotipo, sítio oficial na internet, redes sociais e divulgações online em geral. O projeto não conta com nenhum tipo de apoio de instituições de fomento à pesquisa e os participantes são voluntários.
Os jogos estão sendo desenvolvidos via Scratch, plataforma gratuita desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para o ensino da programação de computadores. Alguns jogos já desenvolvidos pela equipe do projeto, e que estão em fase de testes, podem ser acessados em “Empurre o Monstro” e “Operações Consecutivas”.
Para mais informações acesse a página do projeto clicando aqui.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)