Notícias | Agronegócio

Centro de Excelência em Cafeicultura tem previsão de iniciar atividades em 2022 em Varginha

Iago Almeida | 01/10/2021 - 16:28:47
(Foto: Divulgação FAEMG/SENAR/INAES)

Muito esperado por autoridades e produtores de café, o Centro de Excelência em Cafeicultura de Varginha tem previsão de inauguração em 2022, em Varginha, segundo Christiano Nascif, superintendente do Senar Minas. A pretensão é iniciar as atividades no local em fevereiro.

A obra está atrasada; isso porque tinha previsão de encerramento em 2021, entretanto, atrasou devido às chuvas de janeiro e fevereiro de 2020, à pandemia de Covid-19 e também aos custos da obra. O local tem cerca de 5 mil metros quadrados e está sendo construído em um terreno de 20 mil metros quadrados doado pela prefeitura de Varginha, localizado ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé.
“As chuvas atrasaram a parte de nivelamento, terraceamento e aterro da obra. Daí veio a pandemia, que também causou um atraso devido à limitação do número de trabalhadores na obra,” explicou Christiano Nascif, superintendente do Senar Minas.
“Por consequência da pandemia, os custos da obra aumentaram muito, teve aumento do preço do cimento, de ferragens, de material de acabamento, isso tudo impactou no custo total da obra. A empresa ganhadora da concorrência para executar a obra solicitou um reequilíbrio financeiro e isso deve ser analisado com muita calma, cada item é avaliado, um por um. O jurídico do sistema CNA e Senar está em fase final de negociação com a empresa ganhadora. Portanto, a gente acredita que no máximo no início de outubro retornaremos ao ritmo normal da obra do centro de excelência, o término da obra está previsto para até 31 de dezembro e início das atividades em fevereiro de 2022", contou ele.
Importante destacar que o Centro de Excelência de Varginha é o primeiro especializado em cafeicultura do Brasil e será referência nacional na cadeia produtiva do café, com objetivo de que o local seja um espaço de capacitação e pesquisa, com área para exposições, centro de convenções, quatro laboratórios, sendo um exclusivo para cafés especiais, salas de aulas e áreas para pesquisas e experimentos.
Orçada inicialmente em R$13 milhões, a obra do Centro de Excelência em Varginha teve início em 2020 e é realizada através do Sistema FAEMG/ SENAR/ INAES, em parceria com a CNA, a Fundação Procafé e o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha. 
O primeiro curso de educação formal oferecido pelo centro de excelência em Varginha será o Técnico em Cafeicultura, com duração básica de cerca de dois anos, no modelo presencial, com atividades online e práticas. Também serão oferecidos os cursos de Técnico em Agronegócio e Fruticultura, ambos em formato híbrido, com aulas à distância e presenciais. Ao todo, o local deve gerar 50 vagas nas áreas de administração, pedagogia, agronegócio e infraestrutura.
Com informações de G1 Sul de Minas - Tatiana Espósito
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)