Notícias | Covid-19

Cerimônia encerra atividades do Hospital de Campanha de Varginha; padre e pastor fazem orações

Iago Almeida | 30/09/2021 - 12:30:35
(Foto: Agnaldo Montesso)
As atividades do Hospital de Campanha estão encerradas, oficialmente. Na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, autoridades, profissionais da saúde e religiosos se reuniram no auditório da Unifal para uma cerimônia de encerramento, onde palestraram, agradeceram e rezaram pelas almas e familiares das vítimas da Covid-19 no município.
"Eu sugiro que desde o início a gente exalte o nosso Deus criador e, depois, que a gente peça perdão, se em algum momento durante esse tempo, nós não fomos o suficientemente comprometidos com tantos e tantos irmãos que precisaram de nós, às vezes pela nossa limitação humana, às vezes por falta de recursos, que infelizmente não dependiam da gente", afirmou o Padre Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, antes de iniciar sua oração. 
"Com o coração cheio de alegria em ver como cada um aqui, durante esses 18 meses, se dedicou, se empenhou. E eu gostaria de trazer a memória de vocês, um texto de Salomão, registrado em Eclesiástico 3, que fala sobre a soberania de Deus e como Deus não perde o controle em absolutamente em nenhum momento. Neste texto a bíblia nos fala que existe um tempo determinado para cada coisa e que existe um propósito debaixo do céu, que é o que nós vivemos", enfatizou o Arlei Carvalho, Pastor sênior na Igreja Batista da Lagoinha, durante sua oração.
Em 15 meses de funcionamento, desde que foi inaugurado em junho de 2020, o Hospital de Campanha de Varginha teve o trabalho de 195 funcionários e atendeu 685 pacientes que se internaram no local. Vale lembrar que a estrutura está fixada no prédio da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
"É uma data de fato a ser comemorada. A desmobilização do Hospital de Campanha retrata claramente que a pandemia está cessando aqui no município e que nós fizemos nosso papel, um bom trabalho. Eu quero destacar aqui o caráter público da universidade; ela é mantida com recursos públicos e nós não tínhamos nenhuma outra alternativa se não atender as demandas da sociedade", afirmou o diretor da Unifal, campus Varginha, Paulo Roberto Rodrigues de Souza.
Ocuparam a mesa destaque da cerimônia, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo; o vice-prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci; representando a Câmara de Varginha, o vice-presidente da Casa, vereador Rodrigo Naves; o superintendente especial de combate à covid-19, Dr. Luiz Carlos Coelho; o secretário municipal de saúde, Dr. Armando Fortunato Filho; o secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni; e o diretor da Unifal campus Varginha, Paulo Roberto Rodrigues de Souza.
"Nós não estamos comemorando nada. Nós estamos vivendo um momento de reflexão, de renovação, de acreditar na vida, de acreditar em Deus, por essa oportunidade que nós estamos tendo de ter combatido o bom combate e ao mesmo tempo estarmos vivos. Então a nossa palavra é exatamente de reconhecimento e agradecimento. Agradecer os nossos servidores, que trabalharam com todas as forças para esse enfrentamento", afirmou o prefeito Vérdi Lúcio Melo, em seu pronunciamento.
Inicialmente, a Prefeitura habilitou 8 leitos de CTI e 20 de enfermaria com perspectiva de possibilidade de ampliação o que acabou acontecendo diante de um cenário epidemiológico desconfortável, chegando aos atuais 20 leitos de CTI e 30 de enfermaria à disposição do SUS e cadastrados no SUS Fácil, que desde então vem atendendo toda a região, porque são leitos contingenciados.  
O prefeito ainda pediu à população que não relaxe no cumprimento dos protocolos sanitários. “Agora vamos depositar os esforços na atenção básica. Vamos retomar com as cirurgias e outros procedimentos que ficaram parados com a pandemia”, concluiu o prefeito, que fez um agradecimento especial a direção da UNIFAL.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)