Notícias | Educação
Inscrições para vagas restantes do Trilhas de Futuro terminam nesta terça-feira; há oportunidades em Varginha
Iago Almeida / Varginha Online | 28/09/2021 - 10:06:22

Atenção, jovens mineiros! Está chegando ao fim o prazo para garantir uma vaga em um dos cursos técnicos gratuitos ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As inscrições do projeto Trilhas de Futuro, para vagas remanescentes, devem ser feitas pelo site do projeto somente até esta terça-feira (28).

Após realizar a inscrição pelo site, para garantir a formação é necessário comparecer presencialmente para efetivar a matrícula diretamente na instituição de ensino escolhida. Este prazo vai até quarta-feira (29). Se a inscrição não for efetivada dentro do prazo, o estudante não poderá frequentar as aulas.
O catálogo de cursos é atualizado frequentemente, mas, o candidato deve ficar atento, pois caso consulte a vaga na relação disponibilizada no site, e no momento de fazer a inscrição ela não seja apresentada como opção, é porque já foi ocupada. Em 4/10, as vagas de eventuais desistentes, ou seja, de candidatos que não efetivarem a matrícula, serão novamente disponibilizadas.

Nova inscrição

É importante destacar que todos os candidatos interessados em uma vaga remanescente devem realizar uma nova inscrição, tanto os que irão fazer o cadastro no sistema do Trilhas pela primeira vez, como aqueles que já participaram da chamada regular do programa e não foram selecionados ou não realizaram a matrícula. Lembramos, ainda, que não serão aceitas inscrições de candidatos que já estão matriculados em dos cursos do Trilhas.
Poderão se inscrever, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.
Vale lembrar também que todas as informações preenchidas no momento da inscrição on-line devem ser comprovadas pessoalmente no ato da matrícula, por isso é muito importante o candidato ficar atento para informar os dados corretos no sistema. Além disso, após confirmada a inscrição, não será possível alterar a escolha. Uma vez com o comprovante de inscrição, a vaga escolhida já estará reservada ao candidato, aguardando apenas a confirmação presencial da matrícula.
A confirmação do candidato como estudante da instituição só ocorrerá após a realização da matrícula e a confirmação por parte da instituição de que houve o quantitativo mínimo de matrículas para funcionamento do curso.

A iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo de oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.
Ao todo, foram disponibilizadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

Trilhas de Futuro

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.
A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão ofertados foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) realizou mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias

Comente a Notícia!

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)