Notícias | Cidades

Autoridades de Varginha e região se reuniram em Alfenas para discutir escassez de água no Lago de Furnas

Iago Almeida | 17/09/2021 - 17:24:38
Imagem ilustrativa (Foto: Paulo Henrique Corsini / Jornal dos Lagos)

Atualizado em 18/09/2021 - 11h

Varginha esteve representada na reunião pela defesa dos Lagos de Furnas e Peixoto, organizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), que aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), em Alfenas, no Sul de Minas.

Estiveram presentes o vereador Rodrigo Naves, representando a Câmara Municipal de Varginha, e o secretário de turismo, Barry Charles Sobrinho, representando o prefeito Vérdi Lúcio Melo, que estava em outra solenidade. Além deles, participaram  o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), o Deputado Estadual Professor Cleiton (PSB), os presidentes da Eletrobras, Rodrigo Limp e de Furnas, Clóvis Torres, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, representantes da União dos Empreendedores do Lago de Furnas e Peixoto (Unilagos) e da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG), além de outras autoridades do estado.

O Deputado Professor Cleiton realizou a defesa da Emenda Constitucional 106, de sua autoria, que conta com o apoio do Presidente da Frente Mineira de Prefeitos e Prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. 


Foto: Professor Rodrigo Naves

Hoje o Lago está com apenas 18% do seu volume. A Emenda 106, aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi fruto de muito estudo e trabalho e busca a defesa dos interesses de Minas com a retomada da economia. A crise hídrica está preocupando a população e a escassez de água na represa de Furnas foi o motivo principal do evento que reuniu autoridades estaduais e federais.

Foram abordadas questões como as dificuldades de acesso em localidades que ainda dependem de balsas e a manutenção das cotas mínimas de 762 e 663 metros acima do nível do mar para Furnas e Peixoto, respectivamente.

Como ambientalista, o vereador de Varginha, Rodrigo Naves, afirmou que "defende e apoia toda e qualquer iniciativa que promova debates e desenvolva estratégias, a fim de lutarmos contra a crise hídrica que está cada dia mais preocupante e em favor da preservação do meio ambiente", afirmou.


Foto: Professor Rodrigo Naves

Inclusive, o vereador é autor de um Projeto de Lei, que está sendo analisado e aguardando aprovação na Câmara que “Cria o PROGRAMA DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA para fins não potáveis e institui sua obrigatoriedade nas edificações localizadas no município de Varginha”.

Este PL consiste no aproveitamento da água pluvial, prevendo medidas para sua gestão e o manejo integrado, promovendo o uso racional e sustentável da água, economia ao erário público e a prevenção causada por desastres hidrológicos em nosso município.

O reúso das águas pluviais pode ser útil na limpeza de prédios, escolas, repartições públicas, residências, comércio em geral, indústrias e empresas de prestação de serviços, que atualmente fazem uso de água tratada na sua grande maioria e tem elevado custo em suas contas tarifadas pela COPASA, e portanto, tal medida garantirá inclusive economia para os consumidores.


Foto: Professor Rodrigo Naves

O Senador Alexandre Silveira reforçou o compromisso e empenho do Presidente do Senado Rodrigo Pacheco para que o lago se mantenha com água e não ultrapasse a conta mínima. De acordo com o prefeito de BH, Alexandre Kalil, Minas Gerais não pode pagar o preço alto para abastecer o Tietê em São Paulo.

Além do nível do lago, foi discutido também o estado de conservação das balsas e a possibilidade de diques. Já o secretário de turismo de Varginha, Barry Charles, afirmou que a atual situação da represa de Furnas é comparada com um mar de lamas neste período de seca; ele citou os prejuízos causados com a falta de água, inclusive os danos ambientais.


Foto: Professor Rodrigo Naves

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)