Notícias | Cidades

Programa de Hortas Comunitárias avança em Varginha e já é fonte de renda de várias famílias

Iago Almeida | 15/09/2021 - 09:24:55
(Foto: Prefeitura de Varginha)

O Programa de Hortas Comunitárias (PRÓ HORTA), de Varginha, está chamando a atenção da população. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura divulgou a ação e a partir daí o interesse tem sido notório. Até agora, três hortas estão a todo vapor, sendo uma no Bairro Santa Terezinha e as outras no Canaã (nas proximidades do Conselho Comunitário e da policlínica).

Em setembro vai começar o plantio em outras cinco áreas no Centenário II, Ribeirão Santana, Rio Verde 2 e no Santana. Segundo a Secretaria de Agricultura, os terrenos receberão a manutenção e preparo com maquinário de aração e gradeação.

O secretário municipal da Agricultura, Marcos Batista, explica que a partir de uma manifestação de interesse individual, comunitário ou de empreendedorismo, o PRÓ HORTA faz a análise baseada em pareceres de técnicos da Emater e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMEA) e de Desenvolvimento Social (SEHAD). 

"Os técnicos visitam o terreno e não havendo impedimento aprovam o desenvolvimento da horta. Cabe à SEAGRI acompanhar a implantação e à Emater a orientação quanto ao plantio”, diz Marcos Batista.

A destinação dos produtos é uma decisão exclusiva do produtor. “A Prefeitura apóia a produção que pode ser comercializada se tornando assim uma fonte de renda para as famílias e para nossa surpresa o interesse e aceitação tem sido além do esperado”, declara o prefeito de Varginha, Vérdi Melo. Mais de 30 solicitações para hortas aguardam análise e aceitação.

Foto: Prefeitura de Varginha

Donizete de Roma Eduardo trabalha diariamente no plantio de legumes e verduras como alface, chicória, beterraba, salsinha, cheiro verde e couve. “Desenvolvi um adubo orgânico líquido que faz a diferença desde o plantio até o sabor dos produtos que vendo para restaurante, hortifruti e vizinhos e quem não tem dinheiro para pagar também pode levar”, revela o produtor. A esposa, Marlene Martins Eduardo, ajuda. “Adoro trabalhar na horta e aqui somos só nós dois; a geada que queimou muitos pés das verduras nos deu mais força para gente pegar firme”, conta.

Assim, Varginha dá continuidade ao pleno desenvolvimento de projetos da Agricultura Urbana e Periurbana – AUP, sendo que a partir da Lei 6.531/2018 criou o PRÓ HORTA.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)