Notícias | Cidades

Pesquisa realizada em 58 cidades indica para onde o sul mineiro quer viajar nos próximos meses

Com assessoria | 14/09/2021 - 14:42:44
(Foto: Divulgação)

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, porém nos últimos dias as prefeituras começaram a liberação das atividades turísticas e eventos. Entendendo o Sul de Minas com grande potencial turístico, o Projeto Levante Sul de Minas realizou uma pesquisa sobre a intenção de viagem e turismo nos próximos seis meses.

A pesquisa foi realizada juntamente com o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL), e parceiros como Unis, Cesullab, Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, SEHAV, Mochileiros de Minas, O que fazer Sul de Minas, prefeitura e SECULT de Três Pontas, secretaria de Turismo de Luminárias e de Itutinga.

A pesquisa, que ocorreu entre agosto e início de setembro deste ano, com participantes de 58 cidades, apontou que mais de 68% das pessoas pretendem fazer de 2 a 3 viagens nos próximos seis meses. Entre os casados, esse número aumenta para 73,4%.  A duração da viagem é variável, entre 2 a 5 dias. A maior parte das pessoas vai viajar a lazer, e buscar contato com a natureza, e em geral não vai usar guia de turismo.

A organização da viagem está por conta própria ou através de familiares, já o deslocamento, preferencialmente será com carro próprio e vão se hospedar em hotéis ou pousadas, ou em casa de amigos ou parentes, se alimentando em bares, restaurantes ou lanchonetes.

O destino das viagens é bastante diverso, com destaque para cidades do litoral, capitais (SP e RJ), cidades com turismo religioso e apelo cultural ou místico. Cidades do Sul de Minas foram apontadas por apenas 23,66% das pessoas como destino da viagem.

Para o líder do Projeto Levante Sul de Minas e Presidente do Grupo Unis, Prof. Stefano Barra Gazzola, a pesquisa contribui para, além de entender as preferências de viagem da população, propor um circuito turístico que explora a região sul-mineira como um todo. “A gente tem uma região muito rica que oferece turismo de todo tipo: gastronômico, natural e de fé, não podemos deixar essa beleza de lado. Temos que pensar circuitos turísticos que exploram a particularidade de cada cidade e integram toda a região, assim como é feito em outras partes do mundo”, afirmou o Prof. Stefano Barra Gazzola.

O coordenador da pesquisa, Prof. Guilherme Vivaldi, ressaltou que o material gerado pela pesquisa vai além da pesquisa de intenção de viagem, mostra também mapas com mais de 400 pontos turísticos da região, cadastrados pelo Levante Sul de Minas, e informações sobre empregabilidade do setor e sua importância para a região. Ainda segundo Guilherme, o resultado da pesquisa é positivo mostrando potencial de retomada das atividades turísticas na região, que trazem um encadeamento para demais setores, como alimentação, transporte e varejo em geral, estimulando a economia local.

Valorizar o turismo local é o objetivo desses parceiros que se unem para uma ação integrada, e a população é convidada a explorar os pontos turísticos e divulgar nossa região.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)