Notícias | Cidades

Brasil já registra mais de 100 mil focos de incêndio em 2021; risco ainda é grande em setembro

Com assessoria | 13/09/2021 - 15:09:11
Incêndios de grandes proporções atingiram o Parque do Itatiaia e a Serra do Papagaio em agosto no Sul de Minas (Foto: Corpo de Bombeiros)

Com mais de 100 mil focos de incêndio neste ano, o Brasil lidera o ranking dos países com mais queimadas da América do Sul. Desde o final de março muitas áreas do interior do país enfrentam um período de estiagem, e com a falta de chuva regular, os índices de água no solo continuam muito baixos, o que favorece o aumento das queimadas pelo país.

O estado de Mato Grosso está no topo da lista, com mais de 15 mil focos neste ano, até o momento. O Pará e o Amazonas também registram valores acima dos 10 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Minas Gerais é o 7/ estado do país com mais focos, sendo 6.155.

Risco de queimadas ainda é alto neste mês de setembro

Algumas frentes frias avançam ao longo do mês e outras instabilidades também vão provocar chuva em setembro sobre o Brasil, no entanto, ainda não há chuva muito volumosa para reverter esse quadro de seca em algumas regiões. As áreas mais suscetíveis a novos focos de incêndio são as regiões do Pantanal, Cerrado e até áreas da Mata Atlântica.

No Centro-Oeste ainda é alto o risco para novos focos ao longo dos próximos dias, no interior do Nordeste, principalmente no centro-oeste baiano, no sul do Piauí e do Maranhão, no Tocantins, sul da Amazônia, Triângulo Mineiro, sul e centro-norte de Minas e até no norte de São Paulo.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)