Notícias | Covid-19

Incidência de Covid-19 tem redução na macrorregião do Sul de Minas, aponta Secretaria de Estado de Saúde

Com assessoria | 09/09/2021 - 14:43:51
(Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG)

Na 63ª reunião por videoconferência do Comitê Macrorregional Covid-19 – macrorregião Sul – foi apresentado relatório técnico número 73 do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Covid-19 (COES), com os dados da pandemia na região Sul do estado. Os números mostram que a incidência de casos positivos da doença está em queda, embora algumas situações microrregionais ainda preocupam os profissionais e gestores de saúde.

Os indicadores são utilizados pelo plano Minas Consciente, que orienta a retomada das atividades econômicas de forma segura à medida que reduzem os casos de covid-19 nos municípios, regiões e estado.

De acordo com dados da macrorregião Sul, apresentados pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, a taxa de incidência de covid-19 sofreu uma redução de 32% nos últimos 14 dias, caindo de 100,5% para 91% a cada 100 mil pessoas. Nos últimos sete dias, a redução foi de 10%. As internações em UTI covid-19 também estão em queda, com uma variação de 43% em quatro semanas.

“Então, é evidente a redução do número de casos nesse momento”, disse, observando que algumas variações, com aumento de taxa de transmissão e leve alta na média móvel de óbitos têm sido observadas em algumas microrregiões, mas que o cenário geral da macro Sul é de continuar na onda verde do Minas Consciente, a mais flexível do programa.

Os dados apresentados são referentes ao período de 31 de julho a 31 de agosto, quando a macrorregião Sul completava 21 dias na onda verde. Apenas a microrregião de Guaxupé, pertencente à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, permanece na onda amarela.

Segundo Monique Borsato, da Regional de Saúde de Varginha, que apresentou os dados da macro Sul, embora continue reduzindo, a curva epidêmica de casos confirmados de covid-19 ainda não atingiu os índices do final do ano passado, o que ela espera que aconteça em breve. “Mas, a gente está bem próximo de atingir os patamares de dois mil casos por semana, que era o que a gente tinha no final de 2020”, avaliou.

Até 2 de setembro, 154 municípios pertencentes às Unidades Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha – que formam a macro Sul – registraram um acumulado de 298.014 casos confirmados da doença e 153, um total de 7.080 óbitos.

Na jurisdição da SRS Passos, a microrregião de Piumhi é a que mais causa preocupação, por causa da alta incidência de casos nas últimas semanas, com taxa de 11.907,6, a terceira maior do Sul de Minas, enquanto a da SRS Passos toda é de 9.936,2.

De acordo com Márcia Silva, a situação está sob análise e com atenção diferenciada do NUVEPI para descobrir as causas e apontar soluções. “Na reunião da CIB desta semana, nós conclamamos aos gestores da microrregião de Piumhi para que pensem em estratégias a serem difundidas e imprimidas para que nós possamos mudar essa realidade”, disse.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)