Notícias | Geral

Hospital Regional do Sul de Minas completa 98 anos em Varginha

Iago Almeida | 02/08/2021 - 19:13:20
(Foto: Divulgação)

O Hospital Regional do Sul de Minas completou 98 anos em Varginha, neste domingo, 1° de agosto. São mais de 500 profissionais para atendimento de uma população de mais de 2 milhões de habitantes em 98 municípios do Sul de Minas. É considerada uma das instituições filantrópicas de saúde mais respeitadas de todo o Estado de Minas Gerais.

 
"Com um grande histórico de serviço temos orgulho de salvar vidas. Com a ajuda de grandiosos profissionais da área que engrandeceram e engrandecem as nossas comunidades. Um parabéns a todos que contribuem com o apoio do hospital, que coloram para que esse sonho de sempre salvar vidas, mantenha vivo, vocês são heróis. O Hospital Regional do Sul de Minas agradece", escreveu o hospital pelas redes sociais.
 
Autoridades da cidade, como o prefeito Vérdi Melo, vice-prefeito Leonardo Ciacci e o secretário municipal de saúde, Dr. Armando Fortunato, deixaram suas palavras sobre a unidade hospitalar, muito importante para Varginha e região, em entrevista ao Varginha Online. 
 
"O Hospital Regional tem uma história importante de prestação de serviço aqui ao Sul de Minas, em diversas especialidades, em muitas cidades da região; um trabalho que é desenvolvido principalmente na área da cirurgia cardiovascular, na neurologia, na pediatria, na maternidade. É uma referência para nós todos e de extrema importância ao povo de Varginha, então fica aqui o nosso agradecimento", afirmou Dr Armando Fortunato. 
 
"Para nós é motivo de grande alegria e muita honra, poder comemorar os 98 anos do nosso Hospital Regional, que ao longo de sua trajetória, contribuiu significativamente pela melhoria da saúde do nosso povo e, sobretudo, com salvamento de preciosas vidas. Gostaria então de registrar o meu reconhecimento e agradecimento a todos que por ali passaram e deixaram sua contribuição para que o mesmo se tornasse uma grande referência", enfatizou Leonardo Ciacci.
 
"Sempre tivemos um carinho muito especial com o Hospital Regional, que faz parte da história de Varginha. É um hospital referência em neurologia, cirurgias cardiológicas, a maternidade que já recebeu tantas novas vidas para a nossa cidade e todo o atendimento que é oferecido, por profissionais dedicados e competentes, que estão ali para salvar vidas. E isso foi agora comprovado, neste período de pandemia, quando o Hospital Regional abraçou essa causa e recebeu os pacientes da Covid-19, auxiliando na assistência ao município, juntamente com o Hospital de Campanha. O nosso carinho é muito grande, tanto é que a Prefeitura tem sempre ajudado financeiramente o hospital, para que ele possa cada vez mais ofertar serviços de saúde e de qualidade para a população. Temos uma parceria do hospital para os servidores municipais, enfim, quero registrar todo o nosso carinho pelo hospital, o reconhecimento pela importância dele no cenário municipal da saúde e da região, pois ele é uma referência para a região. Quero agradecer todos os profissionais que passaram pela instituição e deixaram seu nome marcado, pelo trabalho dignificante, pelo salvamento de vidas, e desejar que o hospital continue sempre atendendo a nossa população e, com certeza, terá na Prefeitura um parceiro de todas as horas e para todos os aspectos", abrilhantou o prefeito Vérdi Melo.
 
História
 
A construção do Hospital Regional do Sul de Minas teve início no ano 1919, quando foi realizada uma campanha para obtenção de fundos pela população para aquisição e construção do prédio. Após quatro anos de obras, em 1923, foi inaugurada a Casa de Caridade de Varginha, funcionando somente para atendimentos particulares. 
 
Em 21 de agosto de 1928, edifício e terreno medindo cerca de 4.500 m2, foram doados ao Estado. O Governo assumiu parte das dívidas existentes e tornou o hospital ainda maior, assumindo o compromisso de mantê-lo, ampliando suas dependências e nomeando seus dirigentes. Em 1932, o hospital passou a se chamar Hospital Regional do Sul de Minas, o Estado nomeou o primeiro Conselho Diretor por meio do Decreto 10.393 de julho de 1932.
 
Em abril de 1999, após grandes dificuldades financeiras e a possibilidade de fechamento, o HRSM se reergueu, inclusive, com a ajuda da Prefeitura Municipal de Varginha que assumiu o compromisso de auxiliar a entidade, por meio de um termo de comodato, e com o Programa de Fortalecimento aos Hospitais – PROHOSP, que veio para tentar suprir esta defasagem, preencher os vazios assistenciais, ajudar para que os Hospitais consigam equipamentos mais modernos, treinamento de pessoal, programas de informática mais eficazes, reformas necessárias, compra de medicamentos, e outras necessidades, para que possamos oferecer aos nossos clientes um atendimento de melhor qualidade.
 
Foi instituído um ambulatório para atendimento às Gestantes de Médio e Alto Risco, construído o Banco de Leite Humano, a UTI Neonatal e posteriormente, a Casa de Apoio à Gestante. Atualmente, o SUS corresponde a 85% dos atendimentos realizados no hospital, o restante inclui convênios, pacotes e particulares. 
 
O Hospital Regional do Sul de Minas tem como principais valores: a Qualidade no Atendimento; a Humanização; o Aprimoramento Técnico-Científico; o Investimento em Recursos Humanos e a Responsabilidade Social. Enfim, sempre visando o único objetivo: atender de forma competente e humanizada os clientes.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)