Notícias | Cidades

Engenheiro da Prefeitura de Varginha explica importância e como utilizar Extintores de Incêndio

Iago Almeida | 28/07/2021 - 15:22:15

Leandro Nascimento, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Varginha, falou sobre como utilizar extintores de incêndio e qual a importância de seu uso. Se ocorresse um incêndio em seu local de trabalho, você saberia utilizar o extintor de incêndio? Confira abaixo as dicas do profissional.

"Primeiramente, é preciso saber que existem vários tipos de aparelhos extintores de incêndio e que esses, por si só, são responsáveis pela extinção de incêndios bem específicos, graças aos agentes extintores dispostos dentro de cada um. Alguns aparelhos extintores são classificados como portáteis, outros classificados como sobre rodas", afirmou Leandro Nascimento. 
 
Os extintores de incêndio são equipamentos que contêm uma limitada quantidade de um determinado agente extintor e necessitam de condições favoráveis para sua utilização. Desde que fabricados e mantidos de acordo com as normas técnicas brasileiras, distribuídos racionalmente e operados tecnicamente, costumam funcionar satisfatoriamente.
 
"Provavelmente, o extintor de incêndio que está alocado em seu ambiente de trabalho foi pensado para o local, com características de uso e distanciamento próprios que garantam a segurança da população da edificação. Cada extintor de incêndio possui suas particularidades", disse ele. Veja abaixo quais são e para qual situação cada um é recomendado, segundo levantamento feito pelo engenheiro:      
 
- Extintor de Água: possui princípio de extinção por resfriamento e atua em materiais como madeira, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. Sua utilização em incêndios envolvendo equipamentos elétricos energizados é proibida;
 
- Extintor de Gás Carbônico: seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e atua em materiais combustíveis, líquidos inflamáveis e incêndio oriundo de equipamentos elétricos;
 
- Extintor de Pó Químico (BC): atua através de extinção por meio de reações químicas. É utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Geralmente, os extintores desse tipo utilizam um pó branco à base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio;
 
- Extintor de Pó Químico (ABC): com princípio de extinção por meio de reações químicas e abafamento, é utilizado para contenção de fogo de qualquer natureza.
 
Ressalta-se ainda que o êxito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores: distribuição adequada dos aparelhos pela área a proteger, manutenção adequada/eficiente e pessoa habilitada a manejar aparelhos na extinção de incêndios. Além disso, veja abaixo um passo a passo de como utilizar um extintor de incêndio:
 
- Verifique o modelo do extintor: é importante que, previamente, você saiba o modelo do extintor que está em seu local de trabalho. Lembre-se das dicas acima sobre cada tipo de extintor e classe de incêndio para a qual ele é indicado;
 
- Prepare o extintor: retire o extintor da base ou da haste de sustentação. Note que haverá um lacre amarelo e um pino de segurança na parte superior do extintor; é necessário removê-los;
 
- Aponte o extintor para o local do fogo: mire a mangueira do extintor na base do fogo; aperte a alavanca lentamente, de modo que o conteúdo seja descarregado. No caso do pó químico, movimente o extintor de um lado para o outro cerca de 15 centímetros sobre o fogo até que se extingua; esse movimento ajudará a apagá-lo. Um extintor de incêndio comum possui cerca de 10 segundos de duração de uso.
 
"Após ser utilizado, e também em períodos de tempo programados, o extintor de incêndio deve ser levado para a manutenção, seja ela recarga ou substituição por um novo. É interessante verificar se o extintor de incêndio possui o selo de qualidade do INMETRO. Além disso, mantenha-o longe do alcance de crianças e verifique se todos em seu local de trabalho sabem a localização dos extintores", encerrou ele.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)