Notícias | Geral
Homem que estava vivendo nas ruas de Varginha desde 2016 é encontrado morto durante a madrugada
Iago Almeida / Varginha Online | 27/07/2021 - 16:31:59
(Foto: Divulgação PM)

O corpo de um homem foi encontrado sem vida durante a madrugada desta terça-feira (27), no bairro Jardim Ribeiro, em Varginha. Segundo a Prefeitura Municipal, o homem foi identificado como Geraldo de Souza, de 47 anos, natural de Conceição do Castelo-ES. Ele estava vivendo em situação de rua no município desde 2016.

Como o corpo foi encontrado?

Um homem encontrou o morador de rua caído em uma calçada da Rua Aristides Ribeiro, embaixo de uma cobertura metálica destinada a estacionamento de um barracão desativado, e acionou o Corpo de Bombeiros Militar, que constatou que o homem já estava sem vida. Os bombeiros constataram que o corpo apresentava rigidez cadavérica e acionaram a Polícia Militar.

Segundo a PM, o ambiente em que o corpo foi encontrado e a verificação no atendimento hospitalar não sugeriam prática de atos de violência. O local foi isolado e a perícia técnica foi acionada. Já o corpo foi removido pela funerária municipal. 

A pessoa que encontrou o corpo afirmou que esteve com o morador no dia anterior, percebeu que ele estava um pouco debilitado. Ele ainda afirmou que insistiu para que ele fosse ao hospital, porém o morador de rua negou. O homem chegou a ligar para o Samu e foi informado que de maneira obrigatória não é possível o encaminhamento. E, pela manhã, voltou ao local para ver como estava o rapaz, e já o encontrou sem vida.

Quem era o morador de rua?

Geraldo de Souza, conhecido popularmente como "Tatu", natural de Conceição do Castelo-ES, estava vivendo em situação de rua em Varginha desde 2016. Segundo a Sehad, o homem iniciou o uso de bebida alcoólica desde os 12 anos (como ele mesmo relatou à secretaria), tornando-se etilista com o passar dos anos, resultando em quadros convulsivos e descompensação do diabete, segundo avaliações médicas.

Ainda segundo a secretaria, o homem era acompanhado pela rede pública de saúde e pela rede Socioassistencial de atendimento às pessoas em situação de rua. "Geraldo estava acolhido no Abrigo Institucional até final de janeiro de 2021, quando não aceitou mais permanecer no local. Era abordado diariamente pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social no Bairro Ribeiro, com oferta de atendimento diurno no Centro POP e acolhimento e/ou pernoite no Abrigo Institucional, mas sempre recusava, preferia ficar no local onde realizava alguns trabalhos informais em locais de construção, recolhia reciclagem, e criou um vínculo nas proximidades do local onde estava dormindo", comentou.

A secretaria também afirmou que ele tem histórico de convulsões, internações, feridas, traumas de agressões físicas, altas médicas hospitalares, e atendimento médico, mas não fazia o tratamento medicamentoso necessário. 

"Em todos os momentos prestamos apoio de transporte, acolhimento, retirada e entrega de medicação, assegurando o acesso à saúde, mas não conseguia fazer o tratamento contínuo e necessário. Cadastrado e atendido pelo Centro POP desde 2016, tinha atendimento psicossocial, acesso a documentação civil, atendimento e acompanhamento médico, acesso a tratamento para dependência química, cadastramento no Cad Único, acesso ao pernoite no Abrigo Institucional dentre outros atendimentos necessários. Foi vacinado contra Covid-19 pela equipe de saúde, acompanhado da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social do Centro POP no dia 13/07/2021", completou a secretaria.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Varginha lamentou a morte do rapaz. "A Prefeitura de Varginha lamenta profundamente o falecimento do senhor Geraldo. Que descanse em paz", escreveu.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias

Comente a Notícia!

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)