Notícias | Cidades
Engenheiro da Prefeitura de Varginha lista medidas de prevenção contra incêndios em edificações
Iago Almeida / Varginha Online | 26/07/2021 - 09:10:27
(Foto: Pixabay)

Leandro Nascimento, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Varginha, citou as principais medidas de prevenção contra incêndios em edificações, em texto publicado nesta quinta-feira (22). Segundo o engenheiro, existem diversas medidas de prevenção contra incêndio que podem ser exigidas em um projeto e em uma edificação. 

 
"Se elas precisam ser adotadas ou não depende muito da classificação e da complexidade da edificação. Projetos mais simples, por exemplo, geralmente não precisam de hidrantes e sprinklers, os quais são mais comuns em edificações de grande porte", comentou ele.
 
Porém, Leandro citou que existem quatro medidas básicas necessárias em todos os projetos:
 
- Iluminação de emergência;
 
- Sinalização de emergência;
 
- Extintores;
 
- Saídas de emergência.
 
"Também não se pode descartar a necessidade da adoção de outras medidas, como: Controle de Materiais; Alarme de Detecção de Incêndio; Brigada de Incêndio; Hidrantes; Sprinklers e outras", contou. Confira a lista com as principais medidas de proteção contra incêndio, citadas pelo engenheiro:
 
1) Iluminação de Emergência: o sistema de iluminação de emergência deve garantir a intensidade dos pontos de luz, sempre respeitando os níveis mínimos de iluminamento. A Iluminação de Emergência pode ser alimentada por grupo motogerador, centralizado com baterias ou um Conjunto de Blocos Autônomos. Sua autonomia deverá ser de, pelo menos, 1 hora de funcionamento. A distância máxima entre dois pontos de iluminação deve ser de 15 metros. Já, entre um ponto de iluminação e a parede, devemos ter no máximo 7,5 metros. Outra questão importante é que devemos garantir um nível mínimo de iluminamento de 3 lux em locais nivelados e 5 lux em locais com desnível.
 
2) Sinalização de Emergência: existem quatro formas básicas de sinalização em uma edificação:
 
2.1) Proibição: proibir e coibir ações capazes de conduzir ao início de um incêndio ou ao seu agravamento;
 
2.2) Alerta: alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio, explosão, choques elétricos e/ou contaminação por produtos perigosos;
 
2.3) Orientação e Salvamento: indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o seu acesso e uso;
 
2.4) Equipamentos: indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio, além dos alarmes disponíveis no local.
 
3) Extintores: a norma exige que cada edificação, ou cada pavimento de uma edificação, contenha no mínimo dois extintores. Eles também precisam atender às três principais classes de incêndio (A, B e C). Similarmente, devem cobrir uma distância de caminhamento prevista em norma, segundo a classificação da edificação.
 
4) Saídas de Emergência: uma saída de emergência compreende o seguinte: Acessos; Rotas de saídas horizontais e respectivas portas, ou espaço livre exterior nas edificações térreas; Escadas ou rampas; Descarga. As larguras mínimas das saídas de emergência (para acessos, escadas, rampas ou descargas) devem atender às especificações estabelecidas por norma, normalmente de 1,20 m. Atenção: essas larguras devem ser medidas em sua parte mais estreita. Também não são admitidas saliências de alizares, pilares, e outros. Um ponto importante é que as portas sempre devem abrir no sentido de fuga.
 
"As medidas supracitadas são apenas as básicas. Obviamente, existem outras medidas que são cabíveis de acordo com a edificação e com sua classificação. A importância da adoção dessas e de outras medidas impacta diretamente na vida dos frequentadores da edificação, uma vez que, em caso de incêndio e pânico, são elas as primeiras a serem adotadas", encerrou o profissional.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
No bairro São Francisco - 16/09/2021
Um idoso, de 66 anos, teve o celular furtado na última terça-feira (14), em Varginha, após emprestar o aparelho para que um motorista pudesse "fazer uma ligação".
Segundo a Prefeitura - 16/09/2021
Desde esta quarta-feira (15), equipes da Prefeitura Municipal de Varginha estão trabalhando em uma obra de alargamento de pista, próximo ao Automóvel Clube, na Avenida Princesa do Sul.
Repórter VOL - 16/09/2021
Uma leitora enviou um vídeo ao Varginha Online, reclamando da atual situação encontrada na Praça Marcílio Dias, conhecida como Rodelão, no bairro Vila Pinto, em Varginha.
Geração de empregos - 16/09/2021
Em solenidade que ocorrerá no Teatro Mestrinho, no Colégio Marista, na sexta-feira (17), às 9h, seguindo os protocolos sanitários, o prefeito de Varginha ...
Parcelas de R$ 150 a R$ 375 - 16/09/2021
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em outubro podem sacar, a partir de hoje (16), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021.
Loterias - 16/09/2021
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.409 da Mega-Sena.
Confira vídeo e nota - 16/09/2021
O vereador Dandan do Mercadinho foi acionado por moradores do bairro Porto Real e realizou a filmagem de uma torneira, em uma obra, que não estava saindo água ...
Varginha só falta repescagem - 16/09/2021
Minas Gerais recebeu nesta quarta-feira (15) mais 112.320 doses de vacina da Pfizer contra a Covid-19 para concluir a imunização da população adulta com a primeira aplicação.
Falecimento - 16/09/2021
Notas de Falecimento de Varginha do dia 15 de Setembro.
Obra iniciou em agosto - 16/09/2021
Moradores do bairro Sagrado Coração de Varginha ganharão um novo espaço para lazer, esporte e cultura, com a construção de uma praça, anexa ao Conselho Comunitário do bairro.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)